ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 6. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2009. 348 p. (Coleção debates. Política ; 64).
BOURDIEU, Pierre; CATANI, Afrânio Mendes; NOGUEIRA, Maria Alice (Org.). Escritos de educação. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 251 p. (Coleção ciências sociais da educação).
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia critica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 270p. (Educação, teoria e critica).
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010. 191 p. (Educação: experiência e sentido).
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 258 p. (Coleção ciências sociais da educação).