Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Filosofia da Educação II ( ECH16769 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Caracterizar os principais temas, problemas e conceitos da filosofia ocidental contextualizando-a em relação às concepções de homem e educação; Investigar questões relativas à educação em sua articulação com as correntes filosóficas; Caracterizar o pensamento filosófico da educação em diversas correntes de pensamento; Identificar pressupostos da educação em diversas correntes de pensamento; Identificar pressupostos da educação numa leitura filosófica.

Ementa
Correntes filosóficas contemporâneas, educação e pedagogia. Teoria crítica, emancipação e educação. Filosofia da diferença: sujeito, poder, resistência. Filosofia da educação brasileira.

Bibliografia
ADORNO, Theodor W.  Educação e emancipação . 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 190 p. FOUCAULT, Michel.  Vigiar e punir:  nascimento da prisão. 41. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 291 p FREIRE, Paulo.  Pedagogia do oprimido.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213 p.

Bibliografia Complementar
ARENDT, Hannah.  Entre o passado e o futuro.  6. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2009. 348 p. (Coleção debates. Política ; 64). BOURDIEU, Pierre; CATANI, Afrânio Mendes; NOGUEIRA, Maria Alice (Org.).  Escritos de educação.  10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 251 p. (Coleção ciências sociais da educação). GIROUX, Henry A.  Os professores como intelectuais:  rumo a uma pedagogia critica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 270p. (Educação, teoria e critica). RANCIÈRE, Jacques.  O mestre ignorante:  cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010. 191 p. (Educação: experiência e sentido). SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.).  O sujeito da educação:  estudos foucaultianos. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 258 p. (Coleção ciências sociais da educação).
Carregando...