Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Português: gramática normativa e ensino ( LET10552 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Discutir o ensino de gramática, identificando propostas condizentes com as teorias linguísticas mais modernas, em um movimento de reorientação dessa prática de ensino na escola. - Reconhecer a necessidade de uma gramática escolar voltada aos usos da língua e não a um conjunto de conceitos e exemplos artificiais. - Analisar criticamente a abordagem do manual didático sobre gramática, avaliando a utilização do texto como objeto de ensino. - Organizar uma proposta de atividades que envolva prática de análise linguística, considerando não só os conhecimentos relativos à norma padrão, mas também os relacionados ao texto e ao discurso.  

Ementa
Concepções de linguagem e ensino de português. Diferentes concepções de gramática. Norma, uso e gramática escolar. O ensino da norma padrão e o trabalho com textos.

Bibliografia
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007. BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (Orgs.) Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014. POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola? Campinas/SP: Mercado de Letras, 1996.    

Bibliografia Complementar
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. “O português são dois...”: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004. NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2011. SILVA, A.; PESSOA, A. C.; LIMA, A. Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.                                      
Carregando...