Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Oralidade e Escrita: Uma Visão Não-Dicotômica ( LET09543 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·           Estimular os/as estudantes a perceber as diferentes modalidades (oral e escrita) de uma mesma língua, em uma perspectiva de contínuo.

Ementa
Oralidade e escrita como práticas sociais. As perspectivas variacionista e interacionista. Processos de retextualização.

Bibliografia
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 2003. ______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. 5. ed. São Paulo: Humanitas, 2001.

Bibliografia Complementar
Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2005. KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da conversação: teoria e métodos. São Paulo: Parábola, 2007. LODER, L. L. Fala-em-interação social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras MARCUSCHI, L.A. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONÍSIO, A.P.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. PRETI, D. (Org.). Variações na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2011.
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