1) Textos para a Unidade 01
Texto 01 – BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: 2000, p. 05-23 (Parte I: Bases Legais). Disponível em http://portal.mec.gov.br. Acesso em 20 dez. 2010.
Texto 02 – BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: 2000, p. 46-109 (Parte I: Bases Legais). Disponível em http://portal.mec.gov.br. Acesso em 20 dez. 2010.
Texto 03 – BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: 2000, p. 16-24 (Parte II: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: Língua Portuguesa). Disponível em http://portal.mec.gov.br. Acesso em 20 dez. 2010.
Texto 04 – BEZERRA, M. A. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010, p. 39-49.
Texto 05 – LEITE, L. C. de M. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006, p. 17-25.
Texto 06 – OSAKABE, H. Ensino de gramática e ensino de literatura. In GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006, p. 26-31.
2) Textos para a Unidade 02
Texto 07 – FARIAS, I. M. S. de et al. Fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília, DF: Líber Livro, 2009, p. 31-54.
Texto 08 – FARIAS, I. M. S. de et al. Identidade e fazer docente: aprendendo a ser e estar na profissão. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília, DF: Líber Livro, 2009, p. 55-79.
Texto 09 – FARIAS, I. M. S. de et al. O planejamento da prática docente. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília, DF: Líber Livro, 2009, p. 103-127.
Texto 10 – FARIAS, I. M. S. de et al. As estratégias de ensino na ação docente. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília, DF: Líber Livro, 2009, p. 129-151.
Texto 11 – FARIAS, I. M. S. de et al. A aula como espaço-tempo coletivo de construção de saberes. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília, DF: Líber Livro, 2009, p. 153-163.
3) Bibliografia da Unidade 03
Texto 12 – BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. Prefácio: Tzvetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.
Texto 13 – MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010, p. 19-38.
Texto 14 – CASTILHO, A. T. de. Introdução. A língua falada no ensino de português. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 09-25.
Texto 15 – CAVALCANTE, M. C. D.; MELO, C. T. V. de. Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 181-198.
Texto 16 – CAFIEIRO, D. O que é leitura?; Habilidades, atitudes e valores de um leitor competente. Leitura como processo. Belo Horizonte: Ceale, 2005, p. 17-45.
Texto 17 – GALARZA, D. K. Leitura de texto / leitura de mundo: professores e alunos, autores do seu fazer. In PEREIRA, N. M. et al. Ler e escrever: compromisso no Ensino Médio. Porto Alegre: EdUFRGS, 2008, p. 225-237.
Texto 18 – KLEIMAN, A. B. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 23-36.
Texto 19 – JURADO, S.; ROJO, R. A leitura no ensino médio: o que dizem os documentos oficiais e o que se faz? In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 37-55.
Texto 20 – KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Fala e escrita. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 13-30.
Texto 21 – KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrita e interação. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 31-52.
Texto 22 – BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 139-161.
Texto 23 – LOGUERCIO, R.; SEFFNER, F. Leitura, escrita e oralidade como estratégias de inclusão social no Ensino Médio. In PEREIRA, N. M. et al. Ler e escrever: compromisso no Ensino Médio. Porto Alegre: EdUFRGS, 2008, p. 33-48.
Texto 24 – TRAVERSINI, C. S.; BELLO, S. E. L. Leitura, escrita e oralidade como experiência no Ensino Médio: o que as metodologias de ensino têm a ver com isso?. In PEREIRA, N. M. et al. Ler e escrever: compromisso no Ensino Médio. Porto Alegre: EdUFRGS, 2008, p. 49-61.
Texto 25 – GALEMBECK, P. de T. Marcas da oralidade em textos escolares. In PRETI, D. (org.). Oralidade em textos escritos. São Paulo: Humanitas, 2009, p. 249-262.
Texto 26 – CAGLIARI, L. C. A ortografia na escola e na vida. In CAGLIARI, L. C.; MASSINI-CAGLIARI, G. Diante das letras. Campinas, SP: Mercado de Letras; ALB, 1999, p. 61-96.
Texto 27 – WEISZ, T. Pontuação: a gramática da legibilidade. Disponível em www.revistaescola.abril.com.br/pdf/pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf. Acesso em 20 dez. 2010.
Texto 28 – SANTANA-DA-SILVA, C.; BRANDÃO, A. C. P. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da pontuação. In MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 121-139.
Texto 29 – MENDONÇA, M. Análise lingüística no ensino médio: um novo olhar, um novo objeto. In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 199-226.
Texto 30 – COSTA VAL, M. da G. et al. O texto escrito na escola: avaliação. Avaliação do texto escolar: professor-leitor, aluno-autor. 2. ed. revista e ampliada. Belo Horizonte: Autêntica; Ceale, 2009, p. 27-38.
Texto 31 – ANTUNES, I. Avaliação da produção textual no ensino médio. In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 163-180.
Texto 32 – GONÇALVES FILHO, A. A. A ideia de literatura como processo civilizatório e educativo. Educação e literatura. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 73-110.
Texto 33 – MARTINS, I. A literatura no Ensino Médio: quais os desafios do professor? In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 83-102.
Texto 34 – GRIJÓ, A. A. Quem conta um conto aumenta um ponto? Adaptações e literatura para jovens leitores. In PAIVA, A. et al. (orgs.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica; Ceale, 2007, p. 93-107.
Texto 35 – GUEDES, P. C.; FISCHER, L. A. Do próximo ao distante, do presente ao passado, do narrativo ao dissertativo: um programa para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira no Ensino Médio. In PEREIRA, N. M. et al. Ler e escrever: compromisso no Ensino Médio. Porto Alegre: EdUFRGS, 2008, p. 205-224.
Texto 36 – KAUFMAN, A. M.; RODRÍGUEZ, M. H. Planejamento de projetos didáticos que levem em consideração as características dos textos. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995, p. 50-57.
Texto 37 – SUASSUNA, L.; MELO, I. F. de; COELHO, W. E. O projeto didático: forma de articulação entre leitura, literatura, produção de texto e análise lingüística. In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 227-244.
Texto 38 – PINHEIRO, H. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 103-116.
Texto 39 – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA; FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Anexo: Ficha de avaliação PNLEM 2009. Catálogo do Programa Nacional para o Livro para o Ensino Médio: PNLEM 2009. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica, 2008, p. 126-136.
Texto 40 – DALVI, M. A.; SCHWARTZ, C. Fontes para uma história do ensino de leitura e literatura: representações do professor a partir do catálogo do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. In: Anais do VIII Encontro Regional da Anpuh-ES (Seção Espírito Santo): História política em debate: linguagens, conceitos, ideologias.Vitória: GM Gráfica e Editora, 2010 (1 CD).