Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I ( DID07576 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
6

Objetivos
A)      Analisar e debater documentos legais e programas oficiais, incluindo os dedicados aos materiais didáticos e às avaliações, afetos à docência em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II; B)      Analisar criticamente os objetivos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II a partir de documentos norteadores oficiais; C)      Discutir concepções norteadoras de práticas e implicações dessas para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e para seus diferentes processos e procedimentos avaliativos; D)      Analisar criticamente diferentes recursos de mediação didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II; E)      Propor objetivos, selecionar criticamente conteúdos, eleger materiais e procedimentos metodológicos e planejar situações de ensino-aprendizagem e avaliação de Língua Portuguesa para a docência no Ensino Fundamental II; Vivenciar a docência do ensino de Língua Portuguesa em anos do Ensino Fundamental II.

Ementa
Observação, vivência, pesquisa e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização dos conteúdos; metodologia de ensino; livro didático: considerando análise crítica de seus textos e exame permanente da estruturação de seu conteúdo; e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contemplando a elaboração e aplicação de projetos pedagógicos para as séries finais do ensino fundamental e reflexão e registro em relatórios de sua aplicabilidade, resultado e avaliação.

Bibliografia
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf >. Acesso em 05 de março de 2016. GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2009.

Bibliografia Complementar
DOCUMENTOS LEGAIS E OFICIAIS ESPÍRITO SANTO (Estado). Currículo Básico da Escola Estadual: Ensino Fundamental: anos finais: área de Linguagens e Códigos. Vitória: SEDU, 2009. Disponível em: < http://www.educacao.es.gov.br/download/SEDU_Curriculo_Basico_Escola_Estadual.pdf >. Acesso em 05 de março de 2016. VITÓRIA (Município). Diretrizes curriculares de Língua Portuguesa. Vitória: Secretaria Municipal de Educação, [s. d.]. Disponível em: < http://www.vitoria.es.gov.br/arquivos/20100218_ens_fund_dir_portugues.pdf >. Acesso em 05 de março de 2016. ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. BATISTA, Antônio. A. G. Aula de português: discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua versus tradição gramatical. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1997. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. DIONISIO, Ângela P. et al (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola?. Campinas: Mercado de Letras, 1996. SARAIVA, Juracy A.; MUGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 144-344. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. VAL, Maria da Graça C.; MARCUSCHI, Beth (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica; Ceale, 2005.
Carregando...