DOCUMENTOS LEGAIS E OFICIAIS
ESPÍRITO SANTO (Estado). Currículo Básico da Escola Estadual: Ensino Fundamental: anos finais: área de Linguagens e Códigos. Vitória: SEDU, 2009. Disponível em: < http://www.educacao.es.gov.br/download/SEDU_Curriculo_Basico_Escola_Estadual.pdf >. Acesso em 05 de março de 2016.
VITÓRIA (Município). Diretrizes curriculares de Língua Portuguesa. Vitória: Secretaria Municipal de Educação, [s. d.]. Disponível em: < http://www.vitoria.es.gov.br/arquivos/20100218_ens_fund_dir_portugues.pdf >. Acesso em 05 de março de 2016.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.
BATISTA, Antônio. A. G. Aula de português: discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua versus tradição gramatical. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1997.
DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
DIONISIO, Ângela P. et al (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola?. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
SARAIVA, Juracy A.; MUGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 144-344.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VAL, Maria da Graça C.; MARCUSCHI, Beth (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica; Ceale, 2005.