MARQUESI, S.C.; PAULIUKONIS; A.L.; ELIAS, V.M. (orgs.). Linguística textual e esnino. São Paulo: Contexto, 2017.
PAULIUKONIS, Maria A. L. Texto e discurso: desafios no ensino de português. Letras & Letras, v. 29, n. 2, 26 fev. 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25979>. Acesso em 31 janeiro 2021.
PEROTA, M. L. L. R.; CARVALHO, I. C. L.; BECCALLI, A. M. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos. Vitória: Biblioteca Central/UFES, 2006.
Normalização de referências: NBR 6023:2000. Vitória: Biblioteca Central/UFES, 2006.
SANTOS, Leonor W. O ensino de língua portuguesa e os PCNs. In: PAULIUKONIS, M. A L.; GAVAZZI, S. (orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p.173-184.
XAVIER, G.; REBELLO, I.; MONNERAT, R. (orgs.). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021.