ALENCAR, E.M.L.S. A criança na família e na sociedade. Petrópolis: Vozes 1982;
ALMEIDA, L.R.; MAHONEY, A.A. Henri Wallon: Psicologia e educação. São Paulo: Edições Loyola, 2ª edição, 2002;
ARIÉS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981;
BALDWIN, A.L. Teorias do desenvolvimento. São Paulo: Pioneira, 1973;
BANDURA, A. Aprendizagem social e imitação. in: SAHAKIAN Aprendizagem, sistemas, modelos e teorias. Rio de janeiro: Interamericana, p.261-273. 1980;
BATISTA, Marcus Welby and ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interação social entre companheiros. Estud. psicol. (Natal) [online]. v. 9, n. 1, pp. 101-111. 2004;
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997;
BEE,H. A criança em desenvolvimento. 9ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2003;
BIAGGIO, A.M.B. A psicologia do desenvolvimento na América Latina. Texto mimeografado, Porto Alegre, 1992;
BIAGGIO, A.M.B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2001;
BOCK, A.M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, ML. Psicologias – Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Ed. Saraiva, 1995;
BOWLBY, J. Apego. São Paulo: Martins Fontes, 1984;
BOWLBY, J. Formação e rompimento dos laços afetivos. São Paulo: Martins fontes, 1982;
BRADLEY, B. S. Concepciones de la infância . Madrid: Alianza, 1989;
CARRAHER, T.N. O método clínico usando dos exames de Piaget. São Paulo: Cortez editora, 1989;
CARVALHO, SALLES & GUIMARÃES. Desenvolvimento e aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2002;
COLL,C. PALACIOS, J. & MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva. Porto Alegre, Artes Médicas, Vol 1. 2004;
CORREA, J. O método clínico crítico: o legado metodológico de Piaget ao estudo dos processos cognitivos. Revista de Psicologia e Psicanálise. (3): 53-66, 1991;
DAVIS, C. & OLIVEIRA, Z de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1993;
DERVAL, J. El desarrollo humano. Madrid. Siglo Veintiuno de España Editores, S.A. 1995;
EICHLER, M. L. & FAGUNDES, L. Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, 18(2), p. 255-266. 2005;
FACCI, M. G. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vygotsky. Campinas: Cadernos CEDES, vol. 24 n0. 62 Apr. 2004;
FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, V. VII. 1972;
GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1984;
KRAMER, S. & LEITE, M.I. (Org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas - S.P.: Papirus, 1996;
KRAMER, S. A política do pré- escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982;
KUPFER, M.C. Freud e a educação. O mestre do impossível. 2ª Ed. São Paulo: Editora Scipione, 1992;
MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994;
MIDDELTON-MOZ, J.; ZAWADSKI, M. L. Bullying: estratégias de sobrevivência para crianças e adultos. Porto Alegre: Artmed, p. 17-30. 2007;
MUSSEN, P.H. (Org.) Carmichael: Psicologia da criança. São Paulo: EPU & EDUSP. (V1,2,3,4,5,6,7,8,9,& 10). 1975;
NICOLACI- DA-COSTA, A.M. Sujeito e cotidiano. Um estudo da dimensão psicológica do social. Rio de Janeiro: Campus, 1987;
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky. Aprendizagem e desenvolvimento um processo sócio histórico. São Paulo, Editora Scipione, 1995;
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 23ª edição. 1998;
RAPPAPORT, C.R (Org.). Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1975;
RAPPAPORT, C.R. (Org.). Teorias do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981;
SHAFFER, D. R. Psicologia do desenvolvimento: Infância e adolescência. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005;
TRINDADE, Z. A. As representações sociais e o cotidiano: a questão da maternidade e da paternidade. Psicologia teoria e pesquisa. Brasília, v.9: 535-546, set/dez, 1993;
TYSON, P. & TYSON, R. Teorias psicanalíticas do desenvolvimento: Uma integração. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993;
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. K & LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Martins Fontes 1991;
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins fontes, 1993;
WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1989;