Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Comércio Eletrônico ( COM10606 )
Unidade:
Departamento de Computação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina visa dotar os acadêmicos de uma visão geral do comércio eletrônico, com ênfase nos fundamentos e conceitos ligados a mercados eletrônicos, nas tecnologias e questões de pesquisa relacionadas ao tema, compreender os principais conceitos e aspectos práticos, analisando seus impactos e implicações nas transações das organizações entre si (bussiness to bussiness - B2B) e com seus clientes (bussiness to costumer - B2C). O comércio eletrônico é um sistema de informações inter-organizacional que permite aos compradores e vendedores participantes trocar informações sobre preços e ofertas de produtos, bem como fechar negócios, através de uma rede computacional, como a Internet. Ao final do curso, os acadêmicos deverão ser capazes de desenvolver uma loja virtual aplicando o conhecimento adquirido. Desenvolver uma loja virtual com Django;

Ementa
Internet e novas estratégias para mercados eletrônicos. Categorias, Áreas e Aplicações do E-Commerce. O Mix de Marketing na Internet. Modelos de Negócio para Comércio Eletrônico. Privacidade e segurança em comércio eletrônico. Sistemas de Gerenciamento. Sistemas de pagamento eletrônico. Infra-estrutura para Comércio Eletrônico. Casos de Comércio Eletrônico. Desenvolvimento de estudo de caso: loja virtual.

Bibliografia
MEIRA JR., W.; MURTA, C.; CAMPOS, S.; GUEDES, D.; Comércio Eletrônico: Projeto e  Desenvolvimento de  ALBERTIN, A., L. Comercio eletrônico: modelo, aspecto e contribuições de sua aplicação. 4ed. Ed. Atlas, 2002. ISBN 8522431442, 9788522431441. COSTA, E.; Global E-Commerce Strategies for Small Businesses. Ed. MIT, 2001. ISBN: 0262041901.

Bibliografia Complementar
THOMPSON, M. A.; Proteção e Segurança na Internet. Ed. Érica, 2002. ISBN: 8571949131. SHELLY, GARY B.; NAPIER, H. ALBERT; RIVERS, OLLIE. Web design: introductory concepts and techniques. 3rd ed. Boston, Mass.: Cengage Learning, 2009. xi, 209, [43] p. (Shelly Cashman Series) ISBN 9781423927181 (broch.) PADILHA, ÊNIO; CARVALHO, C. GOMES; GALLAS, JULIANA. Marketing E Comércio Eletrônico. 2ed, Ed. Universidade Do Sul De Santa Catarina, 2007. ISBN: 9788578170288. http://busca.unisul.br/pdf/88814_Enio.pdf SACCOL, A. Z. Alinhamento estratégico da utilização da Internet e do comércio eletrônico: os casos Magazine Luíza e Fleury. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 28o., Atibaia. Anais eletrônicos. ANPAD, 2003. p. 1 CD-ROM. http://www.scielo.br/pdf/rac/v9n2/v9n2a04.pdf LUCIANO (E. M.), TESTA (M. G.) e FREITAS (H.). As tendências em comércio eletrônico com base em recentes congressos. XXXVIII CLADEA, Lima/Peru, 2003. http://www.ea.ufrgs.br/professores/hfreitas/files/artigos/2003/2003_127_CLADEA.pdf PAOLIELLO, Cláudio de Mello; FURTADO, Antonio Luz. Sistemas de Informação para Comércio Eletrônico. PUC-RioInf.MCC27/04 Julho, 2004. ftp://ftp.inf.puc-rio.br/pub/docs/techreports/04_27_paoliello.pdf LUCIANO, E. M. CONSOLIDAÇÃO DE COMPONENTES DE MODELOS DE NEGÓCIOS PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO DE PRODUTOS VIRTUAIS. Tese (Doutorado em Administracao) - PPGA/UFRGS, Porto Alegre, 2004. http://www.ea.ufrgs.br/professores/hfreitas/files/orientacao/doutorado/tese/pdf/06_dout_tese_edimara.pdf Django documentation. https://docs.djangoproject.com/en/1.4/
Carregando...