Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia Médica ( MSO14358 )
Unidade:
Departamento de Medicina Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Compreender a relação médico-paciente como dispositivo essencial da formação profissional e sua aplicação na atenção à saúde, capacitando o estudante a estruturar vínculos terapêuticos positivos com o paciente e sua família. Conhecer e analisar criticamente os modelos que embasam o exercício atual da prática médica e facilitar a reflexão sobre seus limites e possibilidades. Compreender a importância dos conceitos de saúde e dos fatores socioculturais no processo saúde-doença, favorecendo a concepção ampliada da prática clínica. Aprimorar habilidades de comunicação e de escuta que permitam a coleta de informações necessárias à investigação dos processos de saúde e doença, levando em consideração os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente. Desenvolver a habilidade de identificar e de lidar com os aspectos emocionais que permeiam a relação médico-paciente. Compreender o impacto emocional do adoecimento e da hospitalização nos pacientes e seus familiares e desenvolver habilidades para lidar com suas manifestações. Compreender a importância e desenvolver a capacidade de utilizar o Genograma enquanto instrumento de coleta de informação médica. Conhecer as formas de interação multidisciplinar e multiprofissional na atenção à saúde, considerando o referencial biopsicossocial. Conhecer as fases do desenvolvimento humano (ciclo vital individual e familiar) e sua implicação nos processos de adoecimento e de enfrentamento. Facilitar a reflexão crítica acerca da postura profissional pautada em princípios éticos e legais.

Ementa
Relação médico-paciente. As dimensões humanas da educação médica e a construção do modelo biomédico. A entrevista médica. Comunicação na prática médica. Aspectos psicodinâmicos da relação médico-paciente. Ciclo vital: estrutura e dinâmica familiar e suas crises. O ciclo de vida e morte. Situações e reações difíceis. Comunicações dolorosas. Genograma. Saúde do profissional da saúde. Interdisciplinaridade e multiprofissionalidade. Grupos Balint.

Bibliografia
1- DE MARCO, Mario Alfredo et al. Psicologia médica: abordagem integral do processo saúde-doença. Porto Alegre: Artmed, 2012. 383 p. Formato e-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. 2- MELLO FILHO, Júlio de; BURD, Miriam. Psicossomática hoje. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. viii, 611 p. Formato e-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. 3- PORTO, Celmo Celeno. Semiologia médica. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2014. xxxiii, 1413 p. Formato e-book. Disponível em: h

Bibliografia Complementar
1- MCGOLDRICK, Monica; GERSON, Randy; PETRY, Sueli. Genogramas: avaliação e intervenção familiar. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 328 p. 2- CARTER, Betty; MCGOLDRICK, Monica. As Mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 1995. 510 p.  3- BALINT, Michael. O médico, seu paciente e a doença. 2. ed. -. Rio de Janeiro: Atheneu, 1975. 4- BOTEGA, Neury J. (Org.). Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 718 p. 5- SANDERS, Lisa. Todo paciente tem uma história para contar: mistérios médicos e a arte do diagnóstico. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2012. 325 p.
Carregando...