Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pediatria I ( PED14399 )
Unidade:
Departamento de Pediatria
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
120
Número de Créditos:
5

Objetivos
Capacitar o estudante a conhecer o estado de saúde e os fatores que interferem no crescimento e desenvolvimento de pessoas de 0 a 20 anos, com ênfase especial da semiologia pediátrica e das práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças. Desenvolver habilidades de comunicação e atitude ética para a realização da anamnese nas diversas faixas etárias pediátricas; adquirir habilidades cognitivas e psicomotoras necessárias para realização do exame físico e o desenvolvimento do raciocínio clínico; de orientar e aconselhar o paciente e à sua família para promoção de saúde e prevenção de doenças.  Ter comportamento ético, regido pela bioética no exercício profissional junto à criança e adolescente e suas famílias;  Saber a importância do trabalho em equipe para detecção, diagnóstico e tratamento precoces da criança e adolescente sob risco de agravos;  Conhecer o estatuto da criança e do adolescente vigente no Brasil;  Desenvolver a leitura crítica de artigos científicos.  Entender a importância da educação continuada e permanente na atuação profissional junto a criança e adolescente e suas famílias;   Classificar recém-nascido a termo e prematuro analisando a idade gestacional e correlacionado com eventos pré, peri e pós-natais;  Compreender a relação mãe-bebê e a inserção de um novo ser no ambiente familiar;  Saber fazer o acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e do comportamento da criança e do adolescente em seus aspectos biopsicossociais;  Identificar os marcos de desenvolvimento e as principais escalas existentes para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor.  Realizar a anamnese pediátrica em toda a sua extensão e conhecer sua dinâmica em cada faixa de idade ;   Realizar o exame físico completo e conhecer as particularidades de cada segmento avaliado;  Entender a relação peculiar médico-paciente-família como uma importante etapa para proteção da criança e do adolescente, para adoção de diagnósticos e tratamento adequados;  Conhecer e saber orientar a alimentação nos primeiros 2 anos de vida e em especial, descrever a importância do aleitamento materno na nutrição, no vínculo mãe bebê e no desenvolvimento geral da criança;  Conhecer e saber orientar a alimentação saudável da criança e do adolescente; Saber aferir medidas antropométricas, plotar nos respectivos gráficos e analisar as curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e identificar os desvios em relação aos dados antropométricos e sua correlação clínica;  Conhecer e acompanhar o calendário vacinal, saber indicar novas vacinas e imunobiológicos disponíveis no Sistema Único de Saúde para a criança e para o adolescente;  Conhecer e saber orientar medidas preventivas para as doenças mais prevalentes e outros agravos na infância e adolescência;  Saber orientar o lazer e atividades físicas para cada etapa da vida da criança e do adolescente; Conhecer os objetivos da saúde escolar e saber identificar precocemente, a dificuldade de aprendizado; Saber detectar precocemente crianças e adolescentes com necessidades especiais; Conhecer e saber detectar e adotar medidas preventivas em relação aos principais agravos físicos e/ou psíquicos que ocorrem na criança e no adolescente; Detectar as crianças e adolescentes que vivem sob risco para uma intervenção rápida e assim evitar pior desfecho; Compreender os aspectos da proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista (Lei 12.764 de 27/12/2012).

Ementa
Estudo teórico e prático ambulatorial da criança e do adolescente sadios; anamnese pediátrica e exame físico, crescimento e desenvolvimento, alimentação, imunização ativa e saúde bucal

Bibliografia
1.      KLIEGMAN, R.M.; STANTON, B.F.; St. GEME III, J.W.; SCHOR, N.F.; BEHRMAN, R.E. Nelson tratado de pediatria. 20 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. ISBN: 978-1-4557-7566-8. Disponível em: https://www.evolution.com.br/epubreader/nelson-tratado-de-pediatria-20ed>. 2.   BURNS, D.A.R., CAMPOS JUNIOR, D; SILVA, L.R.; BORGES, W.G. Tratado de Pediatria : Sociedade Brasileira de Pediatria. 4 ed. Barueri, SP: Manole, 2017. volume 1. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520455869/cfi/0!/4/2@100:0.00     BURNS, D.A.R., CAMPOS JUNIOR, D; SILVA, L.R.; BORGES, W.G . Tratado de Pediatria : Sociedade Brasileira de Pediatria. 4 ed. Barueri, SP: Manole, 2017. volume 2. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520455876/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. 3.       PUCCINI, R.F.; HILARIO M.O.E. Semiologia da Criança e do Adolescente. Rio de janeiro: Guanabara Koogan. 2008. 332p. Observação: Para acesso aos e-books , de acordo com as bases de dados Plataforma E-volution - Coleção de Medicina. EVOLUTION (Ebooks Multimídia em Português) URL: www.evolution.com.br e Plataforma Minha Biblioteca, http://trial.minhabiblioteca.com.br , é preciso entrar na página do link institucional e usar o login e a senha cadastrados*. *acesso por meio do canto superior direito, "login" ou "acesso remoto".

Bibliografia Complementar
1.   LEÃO, E; CORRÊA, E.J.; MOTA, J.A.C.; VIANNA, M.B.; VASCONCELLOS, M.C. Pediatria Ambulatorial.  4 ed. Rio de Janeiro: COOPMED. 2005. 1.034p. 2.   WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em pediatria: da neonatologia à adolescência. Barueri, SP: Manole, 2009. E-book. ISBN 978-85-204-4265-4. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520442654/cfi/0>. 3.   HALPERN, R. Manual de pediatria do desenvolvimento e comportamento . Barueri, SP: Manole, 2015. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520440971/cfi/5!/4/4@0.00:15.7>. 4.   PERNETTA, C. Semiologia pediátrica. 5a ed. - Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, c1990. 380p. 5.     RODRIGUES Y.T.; Rodrigues P.P.B. Semiologia Pediátrica. Rio de janeiro: Guanabara Koogan. 2003. 331p. 6. Brasil. Lei 12.764 de 27/12/2012 - Proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista 7. Brasil. Lei 8069 de 13/07/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Sites recomendados: www.sbp.com.br; www.portal.saude.gov.br; www.aap.org
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