Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
O Jogo e o Lúdico no Ensino de Ciências e Biologia ( DBI14508 )
Unidade:
Departamento de Biologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Discutir a inserção de atividade lúdica em sala de aula como instrumento mediador de ensino. Capacitar os licenciandos a planejar, confeccionar, aplicar e avaliar jogos educativos/atividades lúdicas para ensino de temas em ciências e biologia no ensino fundamental e/ou médio. Desenvolvimento de atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
Conceito de atividade lúdica e jogos no âmbito escolar. Características do jogo e sua relação com o desenvolvimento. O jogo como mediador no processo de aprendizagem. Estratégias para uso de jogos em contexto educativo. Avaliação processual da aprendizagem em situações lúdicas de ensino.Um percentual de 50 % da disciplina (30 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
BROUGERE, G. O. Jogo e a Educação. Porto Alegre: Art Med Editora, 1998. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980. KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Bibliografia Complementar
FIALHO, N.N. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: Ibpex., 2007. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 4. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 2010. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WINNICOTT, D. O. brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975
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