Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Paleontologia ( DBI14526 )
Unidade:
Departamento de Biologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar os conceitos básicos de paleontologia e suas aplicações na geologia e na biologia. Discutir a utilização dos fósseis na estratigrafia. Argumentar sobre a construção do conceito de tempo geológico e a idade do planeta. Apresentar os conceitos básicos de tafonomia e processos de fossilização. Compreender, a partir do registro fossilífero, as grandes transformações da vida e do planeta no tempo geológico. Conhecer a legislação básica que rege o patrimônio fossilífero brasileiro. Desenvolvimento de atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
Introdução ao estudo da Paleontologia. Conceitos básicos de geologia e estratigrafia. Datação absoluta e relativa. Tafonomia e processos de fossilização. Tipos de fósseis. O registro fóssil dos éons Arqueano e Proterozóico. A fauna de Ediacara. A explosão Cambriana. A fauna do folhelho Burgess. A vida nas eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Eventos de extinção em massa. Paleontologia do Brasil e legislação sobre fósseis. Saída de campo e visita a museus. Um percentual de 50 % da disciplina (30 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
BENTON, M. J. Paleontologia dos Vertebrados. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 446 p. CARVALHO, I. S. Paleontologia, Volume 1: Conceitos e Métodos. 3.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2010. 734 p. MENDES, J. C. Paleontologia Geral. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, 1977. 342 p.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, I. S. Paleontologia, Volume 2: Microfósseis e Paleoinvertebrados. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. 532 p. CARVALHO, I. S. Paleontologia, Volume 3: Paleovertebrados e Paleobotânica. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. 448 p. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T.. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 656 p. SANTOS, M. E. C. M.; CARVALHO, M. S. S. Paleontologia das bacias do Parnaíba, Grajaú e São Luis: reconstituições paleobiológicas. Rio de Janeiro: CPRM, 2009. 211 p. SOUZA, C. R. G. Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos, 2005. 378 p.
Carregando...