Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado em História I ( DID10675 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
150
Número de Créditos:
7

Objetivos
Conscientizar acerca da importância e responsabilidade do professor de História na sociedade atual. Desenvolver condições metodológicas para um desempenho consciente no ensino da História. Refletir teoricamente sobre o processo e ensino-aprendizagem da História. Analisar material didático-pedagógico relativo ao processo de ensino-aprendizagem da História. Realizar atividades relativas à prática docente da História.

Ementa
Metodologias do ensino da História na Educação Básica. Reflexões teóricas sobre o processo de ensino-aprendizagem da História. Estágio Supervisionado: oficinas, observação participativa e elaboração de projeto de ação pedagógica. Análise e exame de material didático-pedagógico a partir de recursos diversos. Atividades junto ao Laboratório de Ensino-Aprendizagem da História.

Bibliografia
ALMEIDA, Maria Isabel. PIMENTA, Selma Garrido. Estágios Supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014. BRASIL. Secretaria de Ensino da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC, 2010. BERGMANN, Klaus. A História na reflexão didática. Dossiê História em Quadro-Negro: escola, ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de História. São Paulo: vol.9, n. 19, p. 29-42, set.1989/fev.1990. BITTENCOURT, Circe. Ensino de História. São Paulo: Cortez, 2004. CARRETERO, Mario et al. (Org.) O Ensino da História e Memória Coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. CERRI, Luís Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História Regional. 6(2): 93-112, 2001. Disponível em: http://200.201.9.18/index.php?journal=rr&page=article&op=view&path%5B%5D=84&path%5B%5D=118. FONSECA. Thais Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. GAGO, Marilia. Uso(s) e “utilidades” da narrativa histórica na aula: um olhar de professores acerca da aprendizagem dos estudantes. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel. Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: UNIJUI, 2009, p.175-196. KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. ROCHA, Helenice Bastos; REZNIK, Luís. (Orgs.). A História na escola. Rio de Janeiro: FGV, 2009. RÜSEN, Jörn. História Viva. Teoria da História III. Brasília: UNB, 2007. RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da História I. Brasília: UNB, 2001. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de Historia. Dossiê: Ensino de História: novos horizontes. Cadernos Cedes. Campinas, vol.25, n.67, p.297-308, set./dez. 2005. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel (Orgs.). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Editora UNIJUI, 2009. ZAMBONI, Ernesta; DE ROSSI, Vera Lúcia (Orgs.). Quanto tempo o tempo tem!Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.

Bibliografia Complementar
ABREU, Martha; SOIHET, Raquel (Orgs.). Ensino de história. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. BITTENCOURT, Circe. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. BITTENCOURT, Circe. Livro didático e a construção do saber escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BURKE, Peter (Org.) Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. FONSECA. Thais Nivia de Lima; SIMAN, lana Mara de Castro. Inaugurando a História e construindo a nação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003. FURET, François. A oficina da história.Lisboa: Gradiva, 1982. HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1995. LAGOA, Ana Mascia; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lúcia. Oficinas da História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000. LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. MUNAKATA, Kazumi. Histórias que os livros didáticos contam depois que acabou a ditadura no Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar. Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2005. PINSKY, Jaime (Org.) O Ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988. OLIVA, Anderson Ribeiro. A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos. Ano 25, n.3, 2003, p.421-461. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene (Orgs.). Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. 
Carregando...