Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Ensino de História do Espírito Santo ( HIS10248 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
1) Estimulalr a criatividade dos alunos na análise de uma obra didática.2) Analisar e compreender as diferentes etapas do processo histórico vivido na região do Espírito santo.3) Ler, compreender e analisar a bibliografia e as fontes sugeridas.

Ementa
Abordagem de temáticas específicas para o ensino do período histórico de referência a partir de uma perspectiva historiográfica recente que contemple a sociedade, a cultura, a economia e as instituições políticas.

Bibliografia
- BITTENCOURT, Circe.  Livros didáticos entre textos e imagens.  In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula.  São Paulo: Contexto, 2002, p.69-90. MAGALHÃES, Marcelo de Souza.  História e cidadania: por que ensinar história hoje?  In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.).  Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia.  Rio de Janeiro: Casa de Palavra, 2003, p. 168-184. MIRANDA, S.R; DE LUCA, Tania Regina.  O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD.  Revista Brasileira de História, São Paulo, v.48, p.123-144,2004.

Bibliografia Complementar
- MUNAKATA, K. Livro didático: produção e leituras.  In: ABREU, Martha (Org.). Leitura, história e história da leitura.  Campinas: Mercado das Letras, 1999, p.577-594. NADAI, Elza.  O ensino de História e a "pedagogia do cidadão". In: PINKY, Jaime Et al.  O ensino de história e a criação do fato.  São Paulo: Contexto, 2002, p.23-29.
Carregando...