Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CULTURAIS: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO III ( LET06255 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Introduzir o aluno no conceito de extensão universitária em estudos literários e na sua prática. Orientar o aluno na produção e na realização de projetos de extensão universitária em estudos literários, proporcionando-lhe o contato normativo, conceitual e crítico com atividades de natureza extensiva. Estimular o exercício de extensão universitária em estudos literários em sua dimensão cultural e artística junto às comunidades locais intra e/ou extramuros.

Ementa
Prática de extensão. Realização de projeto de extensão em estudos literários.

Bibliografia
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Oficina Literária: um lugar na escola. Revista Onda Jovem, São Paulo, n. 18, p. 32-35, 2010. Disponível em:<http://www.ondajovem.com.br/acervo/18/oficina-literaria>. Acesso em: out. 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (Brasil). Resolução n. 46, de 9 de outubro de 2014. Disponível em: http://www.proex.ufes.br/sites/proex.ufes.br/files/field/anexo/resolucao_extensao.pdf. Acesso em: 28 out. 2016. YUNES, Eliana (Org.). Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro; São Paulo: PUC-Rio; Loyola, 2002.

Bibliografia Complementar
ALVARADO, Maite; PAMPILLO, Gloria. Oficinas de criação literária: com as mãos na massa. São Paulo: Livros do Tatu, 1990. ANJOS, Gabriele dos; PASSIANI, Enio; SALOM, Julio Souto. Para um país de leitores: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Revista Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 97-110, p. 2016. Disponível em: http://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/view/3670/3663. Acesso em: 27 out. 2016.  BARBOSA, Tatyana M. N.; NORONHA, Claudiany Amorim. Afinal, o que podem as políticas públicas nacionais de fomento à leitura? In: ______; ______. Políticas públicas de leitura: o que saber para um novo fazer na escola. Natal: EDUFRN, 2014. p. 109-113. LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro. São Paulo: Summus, 2004. MACEDO, Luciana Alves de. Biblioteca escolar como espaço de incentivo à leitura. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2010.
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