Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Lab. de Práticas Culturais: Os clássicos na escola ( LET05070 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Introduzir o aluno na conceituação de autores e obras literárias clássicos.  Introduzir o aluno na discussão do ensino de literatura na escola.  Orientar o aluno na prática de leitura e de ensino da literatura ocidental clássica.

Ementa
Discussão sobre a pertinência da leitura dos clássicos da Literatura Mundial no contexto escolar. Promoção de experiências de leitura em que se ponham em pauta as potencialidades de um ensino de literatura atento às marcas da tradição cultural letrada.

Bibliografia
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Unesp, 2006. CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Bibliografia Complementar
BLOOM, Harold. Como e por que ler? Tradução de José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Tradução de Marcos Santarrita. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. Rio de Janeiro: Alhambra, 1978. 8 v. COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007. GREGÓRIO FILHO, Francisco (Org.). Leitura, saber e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Proler, 1994.
Carregando...