Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Lab. de Prat. Culturais: Leitura Literária na Escola: História, Cultura e Política ( LET05671 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Fomentar a discussão acerca dos mecanismos de ensino e aprendizagem da literatura, a partir do estudo e observação das práticas históricas, culturais e políticas de leitura literária na escola; Orientar o aluno na ampliação de sua capacidade analítica e crítica, por meio do estudo de diferentes perspectivas teóricas sobre o ensino da literatura na escola; Orientar o aluno na identificação e na produção dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais no que tange o ensino de literatura na escola; Orientar o aluno na efetuação de pesquisas sobre a temática abordada, considerando as normas de produção do texto acadêmico;

Ementa
Discussão sobre o ensino de literatura e as práticas culturais de leitura literária na escola, considerando os aspectos: históricos, que explicam o distanciamento do discurso literário e de sua teoria do grande público; sociais e culturais, que revelam a desigualdade na distribuição dos bens culturais na sociedade brasileira; políticos, relacionados à atividade do professor nessa área do ensino.

Bibliografia
EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. A escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003; JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012; ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino de literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2001;

Bibliografia Complementar
CANDIDO, Antonio. “Direito à literatura”. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995;  COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Tradução Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012;  CHIAPPINI, Lígia. Reinvenção da catedral. São Paulo: Cortez, 2005;  NASCIMENTO, Evando; OLIVEIRA, Maria Clara Castellões de (Org.). Leitura e experiência: teoria, crítica, relato. São Paulo: Annablume; Juiz de Fora: PPG-Letras: Estudos Literários – UFJF, 2008;   TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009; 
Carregando...