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Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas Pedagógicas em Música I ( MUS10287 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Estabelecer uma ação transversal entre os conteúdos musicais e de outras disciplinas curriculares. Criar projetos em escolas, que contemplem uma atuação interdisciplinar e reforçando práticas coletivas entre o corpo discente, docente e a realidade da comunidade na qual a escola está inserida. Desenvolver no aluno a capacidade de produzir materiais didáticos e elaborar projetos musicais com base nos diversos métodos de ensino musical em contextos educativos formais diversificados. 

Ementa
ção prática dos métodos estudados na disciplina de ''Teorias da Educação Musical I''. Vivência das relações fundamentais entre música e sociedade e suas implicações na educação musical em diversos campos de trabalho com ênfase em antropologia e etnomusicologia. Observação e reflexão articuladas à prática profissional em situações contextualizadas na educação musical.

Bibliografia
FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008. KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.) Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2010. FONTERRADA, Marisa. A educação Musical no Brasil: tradição e Inovação. In: Anais do III Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre, maio 1993. FREIRE, Paulo; BELL, Brenda.; GAVENTA, John.; HORTON, Myles.; PETERS, John Marshall. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ, Vozes, 2003. GERLING, Fredi. Suzuki: o “método” e o “mito”. Em Pauta, Revista do curso de Pós-Graduação em Música, UFRGS, p. 47-56, no 1, 1989. SCHAFER, R. Murray. 2. ed. A afinação do mundo. São Paulo: Editora da Unesp, 2012. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1986. SOUZA, Jusamara; MATEIRO, Teresa (Orgs.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Sulina, 2000.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música. Brasília: MEC, 2004. BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008. BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001. MOTA, Graça. A Educação Musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores. Revista Educação. Santa Maria: UFSM, v. 28, n. 2, 2003. FERNANDES, José Nunes. Didática e Educação Musical. In: Educação Musical – temas selecionados. Curitiba, Editora CRV, 2013, p.69-161. FURLANETO, Beatriz Helena. Infância em Pauta. Um estudo histórico sobre as concepções de infância presentes nas canções e na formação de professores. Dissertação de Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2006.
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