Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Escola, Educação Física e Inclusão ( PGMP0008 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Analisa as questões pertinentes à inclusão na sociedade, na escola e na Educação Física escolar. Identifica o tipo deficiências físicas e sensoriais, assim como as dificuldades de aprendizagem, mais frequentes entre os alunos da Educação Básica e discute estratégias que podem subsidiar a intervenção dos professores no sentido de garantir a inclusão de todos os alunos.

Bibliografia
ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. Os caminhos percorridos pelo processo inclusivo de alunos com deficiência na escola: uma reflexão dos direitos construídos historicamente. Revista Educação Especial, v. 24, p. 207-218, 2011. FALKENBACH, A. P. Inclusão: perspectivas para as áreas da educação física, saúde e educação. Jundiaí: Fontoura, 2010. RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006. SILVA, R. F.; SEABRA JUNIOR, L.; ARAUJO, P. F. Educação física adaptada no Brasil: da história a inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008.

Bibliografia Complementar
Carregando...