Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Escola, Educação Física e Planejamento ( PGMP0003 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Debate a função social da escola na especificidade da disciplina Educação Física. Estuda os princípios de organização e planejamento de projetos curriculares para a Educação Física escolar. Analisa o conjunto de objetivos, conteúdos e critérios de avaliação para as diversas etapas da Educação Básica. Propõe a elaboração (reformulação) de planos de estudo para Educação Física escolar.

Bibliografia
DARIDO, S. C.; RANGEL. I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. BETTI, M.; KNIJNIK, J. D.; VENANCIO, L.; SANCHES NETO, L.; DAOLIO, J. Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-Movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 20, p. 1631-1653, 2014. GONZÁLEZ, F. J. Projeto curricular e educação física: o esporte como conteúdo escolar. In: REZER, R. (Org). O fenômeno esportivo: ensaios críticos-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006. p. 69-109. GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechin: Edelbra, 2012. PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular. 2. ed. Londrina: EDUEL, 2010.

Bibliografia Complementar
Carregando...