Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos e Práticas do Ensino da Arte II ( DTA13865 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Compreender a necessidade da Arte dentro do processo educacional como estratégia de inclusão estética e social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Investigar os processos constitutivos do ser sensível-perceptivo-cultural; Analisar conceitos que tratam do currículo de arte e do processo de ensino e de aprendizagem em arte; Compreender a Arte como disciplina de formação estética e humanística; Compreender diferentes teorias e propostas  metodológicas de leitura de imagem na prática de ensino de arte; Planejar e desenvolver projeto de ensino de Arte em diferentes contextos educativos.

Ementa
O Ensino da Arte numa perspectiva de inclusão estética e social. Estudo e aplicação de conceitos e da semântica da linguagem visual no ensino da arte. Teorias e metodologias de leitura de imagem na prática de ensino de arte. Desenvolvimento de projetos de acompanhamento e análise do currículo para o ensino da arte na Educação Básica. Desenvolvimento de projetos de atuação junto à comunidade.

Bibliografia
ARLSLAN, Luciana Mourão; IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte.São Paulo: Thompson Learning, 2006. BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da Arte. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. NUNES, Ana Luiza Ruschel (Org.). Artes Visuais. Leitura de Imagens e Escola. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.

Bibliografia Complementar
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores.Porto Alegre: Artmed, 2003.   BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos, (ORG.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais.2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. MARQUES, Isabel; BRASIL, Fábio. Arte em Questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014. ROSENTAL, Dália; RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Artes . São Paulo: Blucher, 2013. (Série a reflexão e a prática no ensino; v.9/coordenador Márcio Rogério de Oliveira Cano).
Carregando...