Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos e Práticas do Ensino da Arte I ( DTA13861 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
115
Número de Créditos:
5

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da Arte na educação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender o conceito de arte como disciplina de formação estética e humanística; Compreender a necessidade e o papel da arte dentro do processo educacional; Discutir os conceitos e teorias do currículo que permeiam o ensino da arte ao longo do tempo; Refletir sobre o papel do professor de arte no contexto social da educação e da arte e refletir sobre as perspectivas do ensino-aprendizagem da arte na contemporaneidade.

Ementa
Estudo dos conceitos e princípios sócio-filosófico-culturais, psicológicos e estéticos do ensino da arte. A constituição histórica do campo do currículo do ensino da arte na Educação Básica: fundamentos, concepções, perspectivas e implicações. A proposta de ensino da arte para a Educação Básica, conteúdos e objetivos do ensino de arte na Base Nacional Comum Curricular. Desenvolvimento de projetos de atuação junto à comunidade.

Bibliografia
FERRAZ,Maria Heloisa C. de T.& Maria F. de Rezende e Fuzari. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001. IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. MARQUES, Isabel; BRASIL, Fábio. Arte em Questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (ORG.) Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003. FERRAZ, Maria Heloísa C Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e.Metodologia do ensino de arte.São Paulo: Cortez, 1993.   LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 9. ed. São Paulo, Cortez, 2006. (Coleção: Questões da Nossa Época; v. 67) ROSA, M.C. A formação de professores de Arte– diversidade e complexidade pedagógica. Florianópolis: Insular, 2005. MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino da Arte. A língua do mundo: Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez. 2007.
Carregando...