AGAMBEN, G. (2009): "What Is an Apparatus?" and Other Essays. Meridian: Crossing Aesthetics.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro, Contra Capa, 2001.
BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo, Cosac & Naify, 1999.
BELTING, Hans (2013): Arte híbrida ? Um olhar por trás da cena global. In: Revista do Programa de Pós-Graduacao em Artes Visuais EBA, UFRJ.
CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005.
CAUQUELIN, Anne. A Arte Contemporânea. Trad. port. de Joana F. da Silva. Porto. RÉS-Editora, 2010;
CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira. São Paulo, Iluminuras, 2001.
CAVELL, Stanley (1971): The World Viewed: Reflections on the Ontology of Film. New York: Viking Press.
COSTA, Cacilda Texeira da. Arte no Brasil 1950-2000. Rio de Janeiro, Alameda, 2004.
CRIMP, Douglas (1979): Pictures. Vol. 8 (Outubro de 1979) Cambridge, Londres: The MIT Press, pp. 75–88. URL: http://www.jstor.org/stable/778227 (página visitada em Junho de 2016). Originalmente publicado In: Douglas Crimp: Catálogo da Exposição “Artists Space” (Brauntuch, Goldstein, Levine, Longo, Smith), 1977. http://artistsspace.org/exhibitions/pictures (página visitada em Junho de 2016) New York: Committe for the Visual Arts.
DERRIDA, J. (2001): Mal de Arquivo – uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume-Dumará.
DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI. São Paulo, UNESP, 1997.
FERREIRA, Glória & COTRIM, Cecília. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997.
FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo, Iluminuras, 1999.
FUSCO, Renato de. História da arte contemporânea. Lisboa, Presença, 1988.
KRACAUER, Sigfried (1960): Theory of Film: The Redemption of Physical Reality, New York: Oxford University Press. pp. 22-67.
LEAL, Carlos (Ed.). Fotografia brasileira contemporânea: na coleção Carlos Leal. [Rio de Janeiro?]: Centro Cultural Banco do Brasil Edições Barléu, [19--). 80 p.
LIPPARD, Lucy & CHANDLER, John (2013): A desmaterialização do sensível. In: Arte & ensaios, revista do ppgav, Eba, ufrj, n. 25, maio 2013: http://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2013/12/ae25_lucy.pdf (página visitada em Julho de 2016). Texto escrito no final de 1967 e originalmente publicado em Art International, n. 12, fevereiro de 1968: 31-36.
OSBORNE, Peter: (2013), Anywhere Or Not At All: Philosophy of Contemporary Art, Verso Books, London
OSBORNE, Peter: (2010), El arte más allá de la estética. Ensayos filosóficos sobre arte contemporáneo, trans. Yaiza Hernández Velázquez, Murcia, Cendeac.
OWENS, Craig (2004): O impulso alegórico: sobre uma teoria do pós- modernismo. In: Revista do Programa de Pós-Graduacao em Artes Visuais EBA, UFRJ.
PAIVA, Rodrigo Otávio da Silva. Arte contemporânea : readymade, conceito e imagem. Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2016.
PAIVA, Rodrigo Otávio da Silva. Arte contemporânea [recurso eletrônico] : instituição, mundo, memória e natureza / Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2016.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo, SP: Ed. SENAC São Paulo, 2009. 483 p. ISBN 9788573598766 (broch.)
WOOD, Paul. Arte conceitual. São Paulo, Cosac & Naify, 2002.
... (et alii). Modernismo em disputa – arte desde os anos quarenta. São Paulo, Cosac & Naify, 1998