Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
A fotografia na arte contemporânea ( DTA12756 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Com apoio da descrição e análise estética e histórica da fotografia na arte contemporânea, assim como do discurso e do debate crítico e teórico sobre os conteúdos implicados neste material, o curso visa apresentar criticamente a situação atualizada da pesquisa e dos conhecimentos concernentes a esta técnica estética e documental de expressiva importância para as proposições artísticas na contemporaneidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Consolidando uma formação consciente dos fundamentos teóricos e das práticas metodológicas de pesquisa sobre a fotografia, assim como apta ao desenvolvimento e organização dos conteúdos temáticos desta técnica, o curso visa capacitar e habilitar os participantes para o reconhecimento crítico de pressupostos histórico-artísticos, para o trato com este tipo de procedimento e compreensão de suas próprias narrativas, para a reflexão conceitual e estética destas, para a análise e a construção de nexos discursivos sobre os períodos, os espaços, as ideias, intenções e as propostas da fotografia contemporânea. Fio condutor para este objetivo serão os exemplos e as reflexões trazidos por Walter Benjamin, Roland Barthes e Charlotte Cotton, nas obras mencionadas na bibliografia básica deste programa. 

Ementa
Reflexões centradas na relação entre fotografia e arte contemporânea na busca de aprofundamento, assim como de revisão e dos desdobramentos das questões suscitadas por propostas artísticas da década de 1950 às primeiras décadas do século XXI, definidas a cada semestre letivo.

Bibliografia
BARTHES, Roland (1984): A Câmara clara: Notas sobre a fotografia. Trad. Júlio Castanon Guimarães . 9ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BENJAMIN, W. (1969): A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de José Lino Grünnewald do original de 1955. In: A idéia do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo. Martins Fontes. 2010.

Bibliografia Complementar
AGAMBEN, G. (2009): "What Is an Apparatus?" and Other Essays. Meridian: Crossing Aesthetics. ARCHER, Michael. Arte contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2001. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro, Contra Capa, 2001. BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo, Cosac & Naify, 1999. BELTING, Hans (2013): Arte híbrida ? Um olhar por trás da cena global. In: Revista do Programa de Pós-Graduacao em Artes Visuais EBA, UFRJ. CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. CAUQUELIN, Anne. A Arte Contemporânea. Trad. port. de Joana F. da Silva. Porto. RÉS-Editora, 2010; CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira. São Paulo, Iluminuras, 2001. CAVELL, Stanley (1971): The World Viewed: Reflections on the Ontology of Film. New York: Viking Press. COSTA, Cacilda Texeira da. Arte no Brasil 1950-2000. Rio de Janeiro, Alameda, 2004. CRIMP, Douglas (1979): Pictures. Vol. 8 (Outubro de 1979) Cambridge, Londres: The MIT Press, pp. 75–88. URL: http://www.jstor.org/stable/778227 (página visitada em Junho de 2016). Originalmente publicado In: Douglas Crimp: Catálogo da Exposição “Artists Space” (Brauntuch, Goldstein, Levine, Longo, Smith), 1977. http://artistsspace.org/exhibitions/pictures (página visitada em Junho de 2016) New York: Committe for the Visual Arts. DERRIDA, J. (2001): Mal de Arquivo – uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume-Dumará. DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI. São Paulo, UNESP, 1997. FERREIRA, Glória & COTRIM, Cecília. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997. FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo, Iluminuras, 1999. FUSCO, Renato de. História da arte contemporânea. Lisboa, Presença, 1988. KRACAUER, Sigfried (1960): Theory of Film: The Redemption of Physical Reality, New York: Oxford University Press. pp. 22-67. LEAL, Carlos (Ed.). Fotografia brasileira contemporânea: na coleção Carlos Leal. [Rio de Janeiro?]: Centro Cultural Banco do Brasil Edições Barléu, [19--). 80 p. LIPPARD, Lucy & CHANDLER, John (2013): A desmaterialização do sensível. In: Arte & ensaios, revista do ppgav, Eba, ufrj,  n. 25, maio 2013: http://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2013/12/ae25_lucy.pdf (página visitada em Julho de 2016). Texto escrito no final de 1967 e originalmente publicado em Art International, n. 12, fevereiro de 1968: 31-36. OSBORNE, Peter: (2013), Anywhere Or Not At All: Philosophy of Contemporary Art, Verso Books, London OSBORNE, Peter: (2010), El arte más allá de la estética. Ensayos filosóficos sobre arte contemporáneo, trans. Yaiza Hernández Velázquez, Murcia, Cendeac. OWENS, Craig (2004): O impulso alegórico: sobre uma teoria do pós- modernismo. In: Revista do Programa de Pós-Graduacao em Artes Visuais EBA, UFRJ. PAIVA, Rodrigo Otávio da Silva. Arte contemporânea : readymade, conceito e imagem. Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2016. PAIVA, Rodrigo Otávio da Silva. Arte contemporânea [recurso eletrônico] : instituição, mundo, memória e natureza / Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2016. ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo, SP: Ed. SENAC São Paulo, 2009. 483 p. ISBN 9788573598766 (broch.) WOOD, Paul. Arte conceitual. São Paulo, Cosac & Naify, 2002. ... (et alii). Modernismo em disputa – arte desde os anos quarenta. São Paulo, Cosac & Naify, 1998
Carregando...