Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Interprofissional ( PPCO0042 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
1

Objetivos

Ementa
ntrodução à Educação Interprofissional (EIP). Histórico e desafios da EIP. Comunicação interprofissional. Atenção centrada no paciente. Facilitadores de EIP: educação permanente x educação continuada. Métodos de ensino-aprendizagem utilizados na EIP. Elaboração de produtos técnico-científicos.

Bibliografia
BARR, H; Low, H. Introdução à Educação Interprofissional. Reino Unido: Caipe, 2013. MATUDA, C.G. Colaboração Interprofissional na Estratégia Saúde da Família: implicações para a produção do cuidado e a gestão do trabalho. Ciênc. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 20, n.8, p.2511-2521, 2015. McGill University. Competências Colaborativas do Centro Canadense de Colaboração Interprofissional em Saúde (CIHC). 2010 Disponível em https://www.mcgill.ca/ipeoffice/ipe-curriculum/cihc-framework ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. 2010. Disponível em http://www.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf. PREVIATO GF, BALDISSERA VDA. A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na Atenção Primária à Saúde. Interface, Botucatu, v. 22(Supl. 2), p.1535-47, 2018. SANTANA, JP; CHRISTOFARO, MAC. Educação, trabalho e formação profissional em saúde. Disponível em http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=596- educacao-trabalho-e-formacao-profissional-em-saude-6&category_slug=formacao-e-capacitacao-rh-165&Itemid=965 Verbetes Fiocruz http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/int.html

Bibliografia Complementar
Carregando...