Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CIÊNCIAS III ( SEA14984 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Identificar características das atividades investigativas e possibilidades de implementação em sala de aula; •          Compreender os procedimentos teóricos e metodológicos inovadores para o ensino de ciências; •          Identificar e aprofundar os estudos de conceitos estruturantes das Ciências Naturais, a partir dos eixos temáticos para a Educação em Ciências; •          Vivenciar, avaliar e apresentar propostas para o ensino de Ciências na perspectiva do ensino por investigação.

Ementa
EMENTA:Conceitos estruturantes na perspectiva da Educação em Ciências. Grandes eixos temáticos para educação em Ciências: Eixo 3- Saúde e qualidade de vida. Eixo 4- Meio ambiente e sociedade.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CAMPOS, M.C.; NIGRO, R.G. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2010; CARVALHO, A.M.P. (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004;  ______ . Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cencagge Learning. 2013.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, SC, v. 19, n. 3, p. 291- 313, 2002; CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008; Guiões didácticos (EB) para professores. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/guioes-didaticos-eb; MAUÉS, E.; LIMA, M.E.C.C. Ciências:atividades investigativas nas series iniciais. Presença pedagógica, v.12 , n.72, p.34-43, 2006; MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 72-89, 2007; SCHIEL, D.; ORLANDI, A.S. Ensino de Ciências por Investigação. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros_en sinodeciencias.html.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.