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Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ( SEA14979 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Conhecer as bases legais e as orientações ao trabalho educativo na Educação Infantil; ·         Problematizar os diferentes saberes e fazeres que atravessam a (re)produção) das práticas pedagógicas implementadas com as crianças no cotidiano da Educação Infantil; •          Refletir sobre os dilemas e perspectivas que estão presentes na dinâmica do trabalho docente no contexto da Educação Infantil.

Ementa
EMENTA:Configuração da docência no campo da Educação Infantil. Bases legais e orientações para o desenvolvimento do   trabalho   educativo   na   Educação Infantil. Construção de propostas pedagógicas na Educação Infantil em uma perspectiva interdisciplinar. Avaliação e registros na Educação Infantil. Produção de conhecimento e pesquisas no campo da Educação Infantil.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AGOSTINHO, K. A. Creche e pré-escola é “lugar” de criança? In: FILHO, A. J. M. (Org.) Criança pede respeito: Temas em Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005;  NASCIMENTO, A.; FIGUEIREDO, F.; PEDROZA, G; VARGENS, P.;  KRAMER, A. Nos relatos de professores, conquistas e ambigüidades da Educação Infantil. In: KRAMER, S. Profissionais da Educação Infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005, p. 37-54; NASCIMENTO, M. L.; CAMPOS, M. M.; COELHO, R. de C. de F. As políticas e a gestão da educação infantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 9, p.201-214, jul./dez.2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde /article/view/6.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALBUQUERQUE, S. S; FELIPE, J.; CORSO, L. V. (orgs.). Para pensar a educação infantil em tempos de retrocessos: lutamos pela educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2017. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2017/04/Ebook-Para-Pensar-a-Educac%CC%A7a%CC%83o-Infantil-Lutamos.pdf>; BARTOLOZZI, E.; OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. F. (Orgs.). O trabalho docente na educação básica: o Espírito Santo em questão. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012; CÔCO, V.; VIEIRA, M. N. A. Contextos e Práticas de Avaliação na Educação Infantil. Revista  Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 25, n. 3, p. 36-55, set./dez. 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/ Nuances/article/ view/3087/2705; FERREIRA, E. B.; CÔCO, V. Gestão na educação infantil e trabalho docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 9, p. 357-370, jul./dez. 2011. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>; RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. Educação infantil: redes de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis, RJ: De Petrus, 2013.
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