Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CIÊNCIAS II ( SEA14975 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Analisar as tendências pedagógicas atuais para a Educação em Ciências; •          Identificar características das atividades investigativas e possibilidades de implementação em sala de aula; •          Compreender os procedimentos teóricos e metodológicos inovadores para o ensino de ciências; •          Identificar e aprofundar os estudos de conceitos estruturantes das Ciências Naturais, a partir dos eixos temáticos para a Educação em Ciências; •          Vivenciar, avaliar e apresentar propostas para o ensino de Ciências na perspectiva do ensino por investigação.

Ementa
EMENTA:Tendências pedagógicas atuais na Educação em Ciências com ênfase no Ensino por Investigação: características das atividades investigativas e sua implementação em sala de aula. Conceitos estruturantes na perspectiva da Educação em Ciências. Grandes eixos temáticos para educação em Ciências: Eixo1: Terra e Universo. Eixo 2: A vida na Terra.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CAMPOS, M.C.; NIGRO, R.G. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação.  São Paulo: FTD, 2010; CARVALHO, A.M.P. (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004; _____ . Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cencagge Learning. 2013.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Guiões didácticos (EB) para professores. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/guioes-didaticos-eb; MAUÉS, E.;LIMA, M.E.C.C. Ciências:atividades investigativas nas series iniciais. Presença pedagógica, v.12 , n.72, p.34-43, 2006; MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Revista  Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 72-89, 2007; SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010; SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. Ensino de Ciências por Investigação. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros_ensinodeciencias.html. 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.