Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LINGUAGEM IV ( SEA14973 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Compreender as diferentes concepções de gramática e suas relações com o ensino de Língua Portuguesa; •          Diferenciar atividades epilinguísticas e metalinguística e as suas implicações para o ensino da linguagem escrita; •          Identificar e empregar adequadamente os diferentes fatores de textualidade; •          Analisar textos produzidos por alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental; Empregar diferentes estratégias de análise linguística individual e coletiva: reescrita, revisão e reestruturação de textos; •          Refletir acerca dos aspectos convencionais da escrita e das estratégias de seu ensino nos Anos iniciais do Ensino Fundamental; •          Analisar diferentes materiais didáticos destinados ao ensino de Língua Portuguesa nos Anos iniciais do Ensino Fundamental; •          Conhecer, problematizar e construir diferentes critérios e procedimentos de avaliação.

Ementa
EMENTA:Concepções de gramática e ensino de Língua Portuguesa. Atividades epilinguísticas e metalinguísticas. Fatores de textualidade: coesão e coerência textuais. Análise de textos produzidos por alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Estratégias de análise linguística individual e coletiva: reescrita, revisão e reestruturação de textos. Encaminhamentos metodológicos para análise e reflexão sobre a língua sistematizada. Aspectos convencionais da escrita: ortografia, pontuação, e acentuação e práticas. Análise de material didático. Critérios e procedimentos de avaliação pedagógicas.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5 eds. São Paulo: Martins Fontes, 2013; MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008; TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2003.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: COSTA VAL, M. da G.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005;  FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 11 ed. Série Princípios. São Paulo: Ática, 2009; KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003; MORAIS, A. G. de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998; POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.