Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
GEOGRAFIA II ( SEA14972 )
Unidade:
Núcleo de Educação Aberta e a Distancia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: ·         Pesquisar, planejar e aplicar metodologias variadas na Geografia escolar, recorrendo ao emprego de múltiplas linguagens.

Ementa
EMENTA: O fazer pedagógico do ensino de Geografia: fontes de pesquisa, métodos, recursos didáticos, seleção de conteúdos e instrumentos de avaliação.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALMEIDA; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico ensino e representação. São Paulo: Contexto, [1989] 2006; CASTELLAR, S. (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005; PORTUGAL, J. F.; OLIVEIRA, S. S. de; PEREIRA, T. R. D. S. (Org.).     (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba, PR: Editora CRV, 2013. 391 p.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003; GEOGRAFARES - Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia - UFES. Edição Especial – Espírito          Santo,            nº 17, 2014.  Disponível em: http://periodicos.ufes .br/geografares/issue/view/489/showToc; GIRARDI, G; GOMES, A. Geografia e História do Espírito Santo. São Paulo: FTD, 2008. v. 1; GONÇALVES, C. W. P. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio deJaneiro: Civilização Brasileira, 2006. 461 p; TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 266 p.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.