Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
GEOGRAFIA I ( SEA14967 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: ·         Propiciar embasamento teórico-metodológico necessário ao ensino da Geografia no ensino da Educação Básica; ·         Potencializar a pesquisa e a reflexão sobre/na/com prática docente; ·         Vivenciar situações de regência de ensino e de desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Ementa
EMENTA: A Geografia como possibilidade de leitura do mundo e de formação de sujeitos sociais. A elaboração do pensamento geográfico dos estudantes  na  Educação  Básica.  O fazer pedagógico  do  ensino  de Geografia: fontes de pesquisa, métodos, recursos didáticos, seleção  de  conteúdos e instrumentos  de avaliação.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALMEIDA; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico ensino e representação. São Paulo: Contexto, [1989] 2006; CASTELLAR, S. (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005;  PORTUGAL, J. F.; OLIVEIRA, S. S. de; PEREIRA, T. R. D. S. (Org.). (Geo)grafias e linguagens concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba, PR: Editora CRV, 2013. 391 p.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003; GEOGRAFARES - Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia - UFES. Edição Especial – Espírito Santo,         nº        17       2014.  Disponível em: <http: //periodicos.ufes.br/geografares/issue/view/489/showToc>; GIRARDI, G; GOMES, A. Geografia e História do Espírito Santo. São Paulo: FTD, 2008. v. 1. GONÇALVES, C. W. P. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 461 p; TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 266 p.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.