Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PESQUISA, EXTENSÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV ( SEA14965 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
7

Objetivos
OBJETIVOS: •          Conhecer o programa da disciplina e apresentar expectativas e dúvidas sobre a disciplina Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica IV; •          Discutir concepções de educação em ambientes não-escolares; •          Desenvolver postura de constante indagação, reflexão e busca de soluções para os desafios que atravessam a prática pedagógica em ambientes não-escolares, com ênfase nos processos de investigação científica; •          Analisar pressupostos teóricos subjacentes às propostas de trabalho em ambientes não-escolares; •          Estudar conceitos e fundamentos da Educação Social e Pedagogia Social. 

Ementa
EMENTA:História e desenvolvimento da Educação Não Formal. Os conceitos e o desenvolvimento da Educação Não Formal no Brasil. A educação formal e não formal e as cidades educativas. A Pedagogia Social- Conceitos e fundamentos. A educação não formal e o atendimento educacional a crianças, jovens, adultos e idosos. A educação não formal e seus campos de atuação.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARANTES, V. A. (Org.). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. 167 p. (Coleção Pontos e contrapontos). ISBN 9788532305015 (broch.); GOHN, M. da G. M. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. 103 p. (Questões da nossa época; 1) ISBN 9788524915932 (broch.); NETO, J. C. S; SILVA, R.; MOURA, R. (orgs) Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora. 2009, p. 9-42.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 13. Ed. Campinas: Papirus, 2007. 128 p. (Prática pedagógica) ISBN 8530803760 (broch.); GOHN, M. da G. M. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 2. Ed. -. São Paulo: Cortez, 2001. 120 p. - (Coleção questões da nossa época; v.71) ISBN8524907088 (broch.); ______ . História dos movimentos e lutas sociais: A construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola,2003; FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001; PAIVA, J. S. Caminhos do Educador Social no Brasil. 1 ed. PACO 2015.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.