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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PESQUISA, EXTENSÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA III ( SEA14961 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
7

Objetivos
OBJETIVOS: •          Desenvolver postura investigativa que prime pela constante indagação, reflexão, crítica e busca de soluções para desafios que perpassam a prática pedagógica; •          Identificar os principais desafios evidenciados em pesquisas quanto à metodologia de ensino enfrentados por profissionais que atuam nos níveis enfocados; •          Desenvolver pesquisa na escola; ·          Socializar a produção.

Ementa
EMENTA: Produção de saberes e práticas a partir de conceitos e linguagens próprios das metodologias, considerando as várias etapas que caracterizam o processo de investigação. Socialização da produção entre os agentes envolvidos com a educação, em diferentes espaços educativos.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, São Paulo, Paz e Terra, 1996; RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social, métodos e técnicas. São Paulo, Atlas, 1999; SANTOS, B. de S. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna, Rio   de   Janeiro,   Graal, 1989.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALMEIDA, M. L de. Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisa-ação em processos de inclusão escolar: entre o agir comunicativo e o agir estratégico. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. Disponível em: http://www.bdtd.ufes.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo= 1687>. Acesso em: 22 de março 2014; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: SP: Papirus, 1995; BASSANI, E. As Políticas quantificadoras da educação e as “novas” formas de exclusão: os “inclassificáveis”. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013; CAETANO, A. M. A formação inicial de professores na perspectiva de inclusão escolar de alunos com deficiência: o curso de pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade      Federal      do      Espírito      Santo,      Vitória,      2009.      Disponível em: /portais4.ufes.br/posgrad/teses/nometese _36_ANDRESSA%20MAFEZONI%20CAE TANO.pdf>. Acesso em: 22 de março 2014; CORREA, M. A. Prática pedagógica reflexiva em cursos de formação continuada: um estudo crítico etnográfico. 2013. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de  Linguagens,  Universidade  Federal   de  Mato  Grosso,  Cuiabá,  2013.  Disponível  em: /www.ufmt.br /ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/c3c3038da580d2633cef80b89341a285.pdf>. Acesso em: 22 de março 2014.
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