Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PESQUISA, EXTENSÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA I ( SEA14952 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
7

Objetivos
OBJETIVOS: ·         Apresentar inicialmente a disciplina, seu conteúdo, foco, formas de avaliação e importância; ·         Ler e discutir, nos fóruns e nos encontros presenciais, com os tutores e demais colegas, o texto introdutório da disciplina, buscando compreender a relação de   indissociabilidade  entre ensino, pesquisa e extensão; ·         Analisar a pesquisa como dispositivo para a reflexão e análise da prática docente; ·         Refletir o processo de elaboração de uma pesquisa; ·         Elaborar roteiro de entrevista para pesquisa de campo por meio do aprofundamento do tema sobre pesquisa e prática docente; ·         Potencializar, estimular e instigar os alunos para realização de pesquisa; ·         Refletir e produzir um texto coletivo sobre a pesquisa do professor a partir do trabalho de pesquisa.

Ementa
EMENTA: Produzir saberes e práticas sobre diferentes espaços educativos a partir de conceitos e linguagens próprias das metodologias de pesquisa, com ênfase nas várias etapas que caracterizam os processos de investigação científica e assumindo como referências as dimensões sócio-culturais, políticas, artísticas e ambientais da educação.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALVEZ-MAZZOTTI, A. J. Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. In: ZAGO, N; CARVALHO, M.P. de; VILELA, R.A.T. (Orgs). Itinerários de pesquisa; perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003; DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo, Atlas, 1981; GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2007.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2001; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008; LAVILLE, C. DIONNE, J. A construção do saber. Porto Alegre. ARTMED, 1999; LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986; SOUZA, H.; CALEFFE, L.G. Metodologia de pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.