Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ( SEA14950 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo: Conhecer os principais conceitos da psicologia e psicologia da educação;

Ementa
EMENTA:Infância, Juventude, Adultice, Idoso e a Escola. Processos de desenvolvimento e aprendizagem: as contribuições da psicologia. Aspectos psicossociais do processo de escolarização na atualidade. A dinâmica institucional do trabalho docente. Temas atuais.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ABRAMOVAY, M. (Coord.). Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. [on line]. Brasília: UNESCO, 2003. Disponível em: http://unesdoc. unesco.org/images/0013/001317/131747por.pdf Acesso em 04 de março de 2009; BOCK, A. Psicologias. São Paulo: Saraiva, 1993; COUTINHO, M. T. da C.; MOREIRA, M. Psicologia da educação; edição revista e ampliada. Belo Horizonte: Lê, 1992.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: LA ROSA, J. et al. Psicologia e educação: o significado da aprenzagem. 4. ed. Revista ampliada. Porto Alegre: Edipucrs, 2001; LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990; MACHADO, A.; SOUZA, M. P. R. (Org.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997; MACIEL, I. (Org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000; MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: crianças que não aprendem na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.