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Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO ( SEA14949 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Problematizar questões sobre o corpo, o movimento humano e a prática pedagógica na escola; •          Analisar os pressupostos das diferentes abordagens do movimentar-se humano e suas implicações para a construção da prática pedagógica; •          Compreender o corpo como estrutura essencial para a construção do conhecimento no contexto escolar e não-escolar; •          Planejar e vivenciar atividades relativas à relação educação, corpo e movimento tendo em vista o contexto escolar e não-escolar.

Ementa
EMENTA:Problematização e vivência do movimentar-se e suas diferentes interfaces tendo em vista o contexto escolar e não-escolar. Sentidos e significados da corporeidade como linguagem corporal e como construção da infância. Abordagens metodológicas do movimentar-se. Implicações do estudo da corporeidade para a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva para a diversidade.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: NOBREGA, T. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação & Sociedade.    2005, v. 26, n. 91, p. 599-615.    Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a15v2691.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2010; RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. Educação infantil: redes de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis, RJ: De Petrus, 2013; STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, São Paulo, n. 53, abr. 2001. p. 69-83. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n53/a05v2153.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2010;

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARAGÃO, M. G. S. et al. Consciência corporal: uma concepção filosófico-pedagógica de apreensão do movimento. RBCE. Campinas: Autores Associados, v. 22, n. 2, jan. 2001, p. 115-131; CARDOSO, F. L. Noções de corporeidade de quem e para quem? Motrivivência: Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, n. 5, 6, 7, 1994. p. 171-177; CHICON, J. F. Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica. Vitória: EDUFES, 2004; FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Primeira parte: Suplício. Capítulo 1. O corpo dos condenados. p. 9-33. Terceira parte: Disciplina. Capítulo 1: Os corpos dóceis. p. 131-163; LOURO, G.L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2ª ed. 2005.
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