Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem ( SEA14945 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
20
Número de Créditos:
1

Objetivos
Objetivos: Qualificar o aluno quanto as tecnologias EAD  Auxiliar os estudantes e compreendem o funcionamento de um ambiente virtual de aprendizagem;

Ementa
EMENTA: Curso prático para habilitar alunos tutores e professores ao uso do Moodle e dos recursos didáticos desse Ambiente Virtual de Aprendizagens, utilizados no Curso. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas múltiplas formas de interação no processo ensino aprendizagem. Qualificação dos estudantes para uso das ferramentas disponibilizadas pelo MOODLE para melhorar seu aproveitamento durante o curso.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BONILLA, M. H. Escola aprendente: para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005; PRETTO, N. L. (Org.). Tecnologia e novas educações. Salvador: Edufba, 2005. SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALVES, L.; NOVA C. (Org.). Educação a distância: uma nova concepção e aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003; CAMPOS, G. H. B.; ROQUE, G. O.; AMARAL, S. B. do. Dialética da Educação a Distância. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2007; CAVALCANTI, C.   A Interatividade em  Ambientes Web.      Disponível   em: . Acesso em: 16 jul.2012; FERREIRA, S. L.; LOBO, V. I. T. O tutor na educação a distância: que sujeito é esse.  In: SERIE PROGED. Salvador, ISP/UFBA, p.1-12, 2005; NAKAMURA, R. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de Ensino a Distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009. ALVES, L.; NOVA C. (Org.). Educação a distância: uma nova concepção e aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003; CAMPOS, G. H. B.; ROQUE, G. O.; AMARAL, S. B. do. Dialética da Educação a Distância. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2007; CAVALCANTI, C. A Interatividade em Ambientes Web. Disponível em: www.unisa.br/unisadigital/int_amb_web.pdf.>. Acesso em: 16 jul.2012; FERREIRA, S. L.; LOBO, V. I. T. O tutor na educação a distância: que sujeito é esse. In: SERIE PROGED. Salvador, ISP/UFBA, p.1-12, 2005; FRANÇA, George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da educação a distância. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 55-65, jan-abr 2009.  NAKAMURA, R. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de Ensino a Distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.