Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA MEDIEVAL E CINEMA ( HIS16489 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender a maneira como o mundo medieval é representado nas produções de cinema e TV 2. Compreender a realidade histórica da Idade Média e a interpretação contemporânea na versão cinematográfica 3. Contextualizar a produção cinematográfica como obra de arte, um produto econômico e ideológico 4. Situar as temporalidades subjacentes à obra fílmica: o tempo de produção, o tempo representado e o tempo histórico evocado 5. Identificar os vestígios medievais que inspiram a produção de obras cinematográficas e televisivas 6. Analisar produções cinematográficas e televisivas que evocam o contexto da Idade Média ou medievalismos considerando as reflexões provenientes da História da Recepção e/ou do Cinema.

Ementa
Estudos e reflexões sobre as produções cinematográficas e televisivas que evocam o contexto da Idade Média com a finalidade de examinar e identificar, nas representações de temas medievais, a realidade histórica e os vestígios do Medievo em relação à subsequente interpretação contemporânea sejam em seus aspectos políticos e econômicos, sejam, nos socioculturais. Reflexão sobre os medievalismos que se vinculam às percepções de tempo e temporalidades de modo a desenredar o mundo medieval do mundo contemporâneo que o expressa e o reinventa.

Bibliografia
Documentos: SILVA, A. C. L. F. da S.; SILVA, L. R. da; SOUZA, L. C. F. de; XAVIER, N. A. (org.). Catálogo de Filmes: A Idade Média no discurso fílmico. Rio de Janeiro: PEM, 2013. Volume I. Acesso em 05 set. 2022. Disponível em https://pem.historia.ufrj.br/projetos.html SILVA, A. C. L. F. da; SILVA, L. R. da; TORRES, A. R. F.; XAVIER, N. A. A Idade Média no discurso fílmico: catálogo de filmes. Rio de Janeiro: PEM, 2015. Volume II. Acesso em 05 set. 2022. Disponível em https://pem.historia.ufrj.br/projetos.html TORRES, A. R. F.; SILVA, A. C. L. F. da; COSTA, J. P. da; SILVA, L. R. da; SILVA, P. D. A Idade Média no discurso fílmico: catálogo de filmes. Rio de Janeiro: PEM, 2017. Volume III. Acesso em 05 set. 2022. Disponível em https://pem.historia.ufrj.br/projetos.html TORRES, A. R. F.; SILVA, A. C. L. F. da; COSTA, J. P. da; SILVA, L. R. da; SILVA, P. D.; SILVA, N. S. da; FERREIRA, M. G. da C. L. A Idade Média no discurso fílmico: catálogo de filmes. Rio de Janeiro: PEM, 2019. Volume IV. Acesso em 05 set. 2022. Disponível em https://pem.historia.ufrj.br/projetos.htmlSILVA, A. C. L. F. da; SILVA, J. V. M. da; COSTA, J. P. da; SILVA, L. R. da; FERREIRA, M. G. da C. L.; SILVA, P. D.; PACHÁ, P. A Idade Média no discurso fílmico: catálogo de filmes. Rio de Janeiro: PEM, 2021. Volume V. Acesso em 05 set. 2022. Disponível em https://pem.historia.ufrj.br/projetos.html Obras de apoio: AUMONT, J.; MARIE, M. A análise do filme. Lisboa: Texto & Grafia, 2009. BASTOS, M. J. M. Quatro décadas de História Medieval no Brasil: contribuições à sua crítica. Diálogos, v. 20, n. 3, p. 2-15, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/dialogos.v20i3.33600. BASTOS, M. J. da M. (2021). O desafio de significar o passado: o ensino da história medieval no Brasil. Acta Scientiarum Education, n. 43, e55177, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.55177 D’ARCENS, L. The Cambridge Companion to Medievalism. Cambridge: Cambridge University Press, 2016. ECO, U. Uma viagem à irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. ELLIOTT, A. B. R. The return of epic film: genre, aesthetics and history in the 21th century. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014. ELLIOTT, A. B. R. Remaking the Middle Ages: the methods of cinema and history in portraying the Medieval World. Jefferson: McFarland & Company Inc. Publishers, 2010. ELLIOTT, A. B. R. Medievalism, politics and mass media: approaching the Middle Ages in the twenty-first century. Cambridge: D. S. Brewer, 2017. ELLIOTT, A. B. R.; KAPELL, M. W. Playing with the past: digital games and the simulation of history. Bloomsbury Publishing, 2013. FERRO, M. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010. FRANCIS, V.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaios sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994. JULLIER, L.; MARIE, M. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009. KORNIS, M. A. Cinema, Televisão e História. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. MACEDO, J. R.; MONGELLI, L. M. (org.). A Idade Média no cinema. São Paulo: Ateliê, 2009. MONDSCHEIN, K. Game of Thrones and the Medieval Art of War. Jefferson: McFarland & Company Inc. Publishers, 2017. NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. NÓVOA, J.; BARROS, J. D’A. Cinema - História: Teoria e Representações Sociais no Cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012. SOBEHRAD, L. J.; SOBEHRAD, S. J. Medieval history in the modern classroom: using Project-based learning to engage today’s learners. Leeds: ARC Humanities Press, 2022. SPENCER-HALL, A. Medieval Saints and Modern Screens: Divine Visions as Cinematic Experience. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2018. TEIXEIRA, I, A. C.; LOPES, J. S. M. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. VADICO, L. A. O campo do filme religioso: cinema, religião e sociedade. Jundiaí: Paco, 2016.

Bibliografia Complementar
ABERTH, J. Contesting Middle Ages: debates that are changing our narrative of Medieval History. London: Routledge, 2019. CAMERON, A. Procopius and the Sixth Century. London: Routledge, 2006. CAMERON, A. Continuity and change in the Sixth Century Byzantium. London: Variorium, 1981. CRAIG, K. M. Mobile Saints: Relic Circulation, Devotion, and Conflict in the Central Middle Ages. London: Routledge, 2021. CURTA, F. The long Sixth Century in Eastern Europe. Leiden: Brill, 2021. DRIJVERS, J. W.; LENSKI, N. The Fifth Century: Age of transformation. Bari: Edipuglia, 2019. GRANT, M. From Rome to Byzantium: The Fifth Century AD. London: Taylor and Francis, 2015. JEFFREYS, E.; ALLEN, P. The Sixth Century: End or Beginning? Sydney: Australia Association for Byzantine Studies, 1996. KUULIALA, J.; RANTALA, J. Travel, Pilgrimage and Social Interaction from Antiquity to the Middle Ages. London: Routledge, 2019. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2001. LE GOFF, J. São Luiz. São Paulo: Record, 1999. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. QUATAERT, D. O Império Otomano: Das origens ao século XX. Lisboa: Edições 70, 2008. RICHÉ, P. As Invasões Bárbaras. Lisboa: Edições Europa-América, 1952. SCOTT, R. Byzantine chronicles and the Sixth Century. London: Routledge, 2012. SILVA, A. C. L. F. O ensino de história medieval como tema de reflexão em disciplina obrigatória do curso de graduação em História: relato de uma experiência. Revista História Hoje, v. 2, n. 4, p. 339-358, 2013. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
Carregando...