Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
AS UNIVERSIDADES MEDIEVAIS ( HIS16485 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais da formação e desenvolvimento das universidades medievais 2. Compreender as particularidades da universidade medieval em termos de cursos, ensinos, organização, espaço da Academia e relação com a cidade e com outras formas de ensino e sistema educacional, legado 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de transição dos sistemas educacionais da Antiguidade Tardia à Baixa Idade Média 4. Refletir criticamente sobre a história e historiografia acerca das universidades medievais e o sistema educacional na Idade Média

Ementa
Estudos do sistema educacional medieval. Desenvolvimento e formação: Ciência e Tecnologia. As casas de sabedoria. As escolas de corte. A Escolástica e as universidades. O quotidiano universitário, os estudantes, os professores, a cidade e o ambiente e organização da corporação universitária, alojamentos e a Academia. A geografia do conhecimento. O ensino: Studium generale, a lectio e a disputatio, a tutoria. Os cursos: Artes, Decreto ou Direito Canônico, Medicina, Teologia. O legado das universidades medievais. 

Bibliografia
FRANCO Jr, H. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1992. LE GOFF, J. Por amor às cidades. São Paulo: UNESP, 1999 LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. NUNES, R. A. C. História da educação na Idade Média. São Paulo: EPU/EDUSP, 1978. OLIVEIRA, T. Poder e escolástica no Ocidente Medieval. Dimensões, v. 25, p. 266-285, 2010. SERRÃO, J. V. História das Universidades. Porto: Lello Irmão, 1983. ULLMANN, R.; BOHNEN, A. A Universidade: Das Origens à Renascença. São Leopoldo: UNISINOS, 1994. ULLMANN, R. A universidade medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. VERGER, J. Homens de saber na Idade Média. São Paulo: EDUSC, 1999. VERGER, J. Cultura, Ensino e Sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru, SP: Edusc, 2001.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009.ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
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