Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
A REGIÃO DO LEVANTE NA ANTIGUIDADE TARDIA E NA IDADE MÉDIA ( HIS16481 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais das sociedades da Região do Levante 2. Compreender as particularidades da historiografia e cronologia da Região do Levante 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de transição nas sociedades da Região do Levante entre os séculos IV e XV 4. Refletir criticamente sobre os processos históricos do Estado e da sociedade tardo-antiga e medieval irradiada a partir das relações entre o Ocidente e Oriente

Ementa
Estudos das estruturas políticas, econômicas e socioculturais das sociedades da Região do Levante – identificadas, grosso modo, com os territórios das atuais Israel/Palestina, Syria, Turquia, Líbano e Jordânia – entre os séculos IV e XV de acordo com os seguintes aspectos: a) políticos. Os Impérios no contexto Levantino. A política jurídica e a autoridades locais. A organização estatal e burocrática. Os conflitos populares e as guerras; b) econômicos. O meio ambiente, os recursos naturais, a comunicação e os transporte e técnicas de produção. O trabalho, a mão de obra e a economia urbana e rural; c) socioculturais. Os pobres. Os estrangeiros. O camponês. O militar. O intelectual. As mulheres. Os comerciantes. O bispo. Os funcionários da administração. Os santos e os monges. A cidade e o campo. As invasões e conquistas de territórios, migrações e rotas de mobilidades humanas. Antiquarianismo.

Bibliografia
AITKEN, E. B.; FOSSEY, J. M. The Levant: Crossroads of Late Antiquity. Leiden: Brill, 2014. BATISTA NETO, J. História da Baixa Idade Média (1066-1453). São Paulo: Ática, 1989. BISSIO, B. O mundo falava árabe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. COULON, D. The English in the Levant in the 12th and 13th Centuries : New Geographical and Cartographic Approaches in the Wake of the Crusades. In: LEHNI, C. et al. Geographies of Contact: Britain, the Middle East and the Circulation of Knowledge. Strasbourg: Presses universitaires de Strasbourg, 2017, p. 59-69. DE GIORGI, A. U.; EGER, A. A. Antioch: a History. London: Routledge, 2021. FRANCO Jr., H. As cruzadas. São Paulo: Brasiliense, 1987. KILLEBREW, A. E.; STEINER, M. (ed.). The Oxford Handbook of the Archaeology of the Levant: c. 8000-332 BCE. Oxford: Oxford University Press, 2013. LEWIS, K. J. et. al. Crusader Landscapes in the Medieval Levant: The Archaeology and History of the Latin East. Cardiff: Gwasg Prifysgol Cymru University of Wales Press, 2016. MAALOUF, A. As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Brasiliense, 1988. MELLO, J. R. As cruzadas. São Paulo: Ática, 1989.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. CAMERON, A. Procopius and the Sixth Century. London: Routledge, 2006. CAMERON, A. Continuity and change in the Sixth Century Byzantium. London: Variorium, 1981. CRAIG, K. M. Mobile Saints: Relic Circulation, Devotion, and Conflict in the Central Middle Ages. London: Routledge, 2021. CURTA, F. The long Sixth Century in Eastern Europe. Leiden: Brill, 2021. DRIJVERS, J. W.; LENSKI, N. The Fifth Century: Age of transformation. Bari: Edipuglia, 2019. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. GRANT, M. From Rome to Byzantium: The Fifth Century AD. London: Taylor and Francis, 2015. JEFFREYS, E.; ALLEN, P. The Sixth Century: End or Beginning? Sydney: Australia Association for Byzantine Studies, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009. ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
Carregando...