Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
A BRETANHA MEDIEVAL ( HIS16474 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais da sociedade anglo-saxã em contexto da Antiguidade Tardia e Idade Média. 2. Compreender as particularidades da história, historiografia, mitologia e cronologia anglo-saxã. 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de transição na sociedade anglo-saxã entre os séculos IV e XV.4. Refletir criticamente sobre os processos históricos do Estado e da sociedade tardo-antiga e medieval irradiada a partir da Bretanha.

Ementa
Estudos das estruturas políticas, econômicas e socioculturais da Bretanha e England Land entre os séculos IV e XV de acordo com os seguintes aspectos: a) políticos. A Bretanha romana. Os reinos Bretões. A conquista normanda; b) econômicos. O meio ambiente, os recursos naturais, a comunicação e os transporte e técnicas de produção. O trabalho, a mão de obra e a economia urbana e rural. A Peste Negra (1348); c) socioculturais. Os pobres. Os estrangeiros. O camponês. O militar. O intelectual. As mulheres. Os comerciantes. O bispo. Os funcionários da administração real. Os reis. Os santos e os monges. A cidade e o campo. Mitos e Mitologias. Histórias e Mitologia do povo Bretão; d) militares. A Revolta de Boudica (Séc. I). A Batalha de Bannockburn (1314). A Guerra dos Cem Anos (1337). As Revoltas Camponesas (1381). A Batalha de Azincourt (1415). A Guerra das Rosas (1455). A Batalha de Bosworth (1485).

Bibliografia
ANÔNIMO. Beowulf. São Paulo: Edições 34, 2022. BARKER, J. Agincourt. São Paulo: Record, 2009. BRADLEY, M. Z. As brumas de Avalon. Rio de Janeiro: Imago, 1987. BERÓUL. O romance de Tristão. São Paulo: Edições 34, 2020.CAMILLE, M. Mirror in parchment: the luttrell psalter and the making of medieval England. Chicago: University of Chicago Press, 1998. GEOFFRAY CHAUCER. Os cantos de Cantebury. São Paulo: Edições 34, 2018. GEOFFRAY MONMOUTH. Historia de los reyes de Britania. Madrid: Editora Nacional, 1994. HINGLEY, R. O imperialismo romano: novas perspectivas a partir da Bretanha. São Paulo: Annablume, 2010. LE GOFF, J. Heróis e maravilhas da Idade Média. Pretrópolis: Vozes, 2011. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005.LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009. ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
Carregando...