Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Historiografia dos Annales ( HIS13235 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Tratar da obra de alguns dos principais autores da historiografia que se desenvolveu na França durante o século XX e que se convencionou chamar de historiografia dos Annales; Procuraremos discutir a contribuição desses historiadores pela leitura e discussão, remetendo a aspectos de suas obras que tratam do método em história; Discutir a produção destes historiadores enquanto resultado de suas pesquisas em arquivos e na qual podemos observar como este fazer histórico, que se propunha revolucionário, se realiza.

Ementa
Abordagem aprofundada dos autores, temas e aspectos da produção historiográfica da Escola dos Annales.

Bibliografia
1. BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 2. BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV-XVIII. Tradução de Telma Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 3. FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Tradução de Leonor M. Simões e Gisela Moniz. 3 ed. Lisboa: Presença, 1989.

Bibliografia Complementar
1. BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Jean Boutier e Dominique Julia (orgs.). Tradução de Marcella Mortara e Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Ed. da FGV/ Ed. da UFRJ, 1998. 2. BLOCH, Marc. Os reis taumaturgos: o caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra. Tradução de Júlia Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 2. BURKE, Peter. A revolução francesa da historiografia: a escola dos Annales (1929-1989). Tradução de Nilo Odália. São Paulo: Ed. da Unesp, 1991. 3. LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Tradução de Maria Helena C. Dias. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1993. 4. SIMIAND, François. Método histórico e ciência social. Tradução de José Leonardo do Nascimento. Bauru, SP: Edusc, 2003.
Carregando...