Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História e imagem ( HIS13204 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir os conceito imagem a partir das transformações ao longo do século XX. Analisar as relações entre imagem e história Discutir a importância do estudo da imagem para o ensino de história Análise das imagens como fontes históricas Problematizar questões relacionadas ao uso como documento do cinema, da fotografia e da pintura.

Ementa
Importância das imagens e da iconografia na pesquisa histórica. Estudos dos valores e práticas sociais em torno da produção e consumo de imagens. Relação do universo imagético com o processo de ensino e aprendizagem em História.Estudo das construções históricas pelas imagens e narrativas imagéticas.

Bibliografia
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995. BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1981. BENJAMIN,Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Milton J. Aproximações em forma escrita sobre as imagens da pintura e do cinema. In. ZAMBONI, Ernesta e MIGUEL, A Representações do espaço. São Paulo: Autores Associados, 1996. ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. BERGER, John. Modos de ver.São Paulo: Martins Fontes, 1970. BIANCO, Bela Feldman e LEITE, Miriam Moreira. (orgs.). Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998. BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In. BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. CALADO, Isabel. A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora, 1994. CARDOSO, Ciro Flamarion e MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In. CARDOSO, Ciro F e VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História. CHARTIER, Roger. A História cultural. Lisboa; Difel, 1999. COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005. DANTO, Arthur. Após o fim da arte: arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. DEBORD, Guy. Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. Dossiê História e Imagem. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n.34, jul-dez/2004. Dossiê História e Manifestações visuais. Revista Brasileira de História. ANPUH, São Paulo, n.49, jan-jun/2005. Dossiê História, Arte e Imagem. ArtCultura. Uberlândia, n.12, janjun/2006. ECO, Umberto. As formas do conteúdo.São Paulo: Perspectiva, 1974. FABRIS, Annateresa e KERN, Maria Lucia Bastos (orgs.). Imagem e conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006. FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (orgs.). Imagem e conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006. FER, B. Realismo, racionalismo, surrealismo, São Paulo: Cosac & Naif, 1998. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996. FERRO, Marc. A quem pertence as imagens? In: NOVOA, J.; FRESSATO, S. B.; FEIGELSON, K. (orgs.). Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador: EdUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009. FLUSSER, Vilém. Imagens nos novos meios. In: O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify,2007. FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. São Paulo: Paz e Terra, 1988. FREITAS, Artur. História e imagem artística: por uma abordagem tríplice. Estudos Históricos. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, n.34, jul/dez, 2004. FRY, Roger. Visão e Forma. São Paulo: Cosac e Naify, 2002. GINZBURG, Carlo. De A. Warburg a E. H. Gombrich: notas sobre um problema de método. In: Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. GOMBRICH, Ernst. Arte e ilusão. São Paulo: Martins fontes, 2007. JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. São Paulo: Papirus, 1996. KAMINSKI, Rosane. Yndio do Brasil, de Sylvio Back: história de imagens, história com imagens. In: MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; KORNIS, Mônica (Orgs.). História e documentário. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2012, p. 179-210. KERN, Maria Lúcia Bastos. A imagem visual na nova história e história da arte. Porto Arte. Porto Alegre, v.7, n.13, nov/1996. KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ARtCultura. Uberlândia, n.12, jan-jun/2006. KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2000. MENEZES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.23, n.45, 2003. METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972. RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. SONTAG, Susan. A vontade radical. São Paulo: Cia. das Letras, 1987. SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004. VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento.  São Paulo: Cia das Letras. s/d. MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; KORNIS, Mônica. (Orgs.). História e Documentário. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2012. PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia. In: O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2001. PROJETO HISTÒRIA. Artes da história e outras linguagens.Revista PPG História. São Paulo: PUC-SP, n. 24, junho 2002. PROJETO HISTÒRIA. História e imagem.Revista PPG História. São Paulo: PUC-SP, n. 21,novembro 2000. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO; Ed.34, 2005. SOULAGES; François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010. XAVIER, Ismail. Cinema: revelação e engano. In: O olhar e a cena. São Paulo: Cosac Naify, 2003
Carregando...