Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História da Imprensa no Brasil ( HIS13196 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
a)       Discutir alguns aportes teóricos e metodológicos no âmbito da análise da produção e circulação de impressos como jornais, livros e etc., b)       Analisar os tipos de impressos que circularam no Brasil desde o período colonial até a república c)       Problematizar as práticas de leitura, a produção e circulação de impressos

Ementa
A história da imprensa no Brasil. Dos panfletos aos grandes jornais. Características da imprensa e do jornalismo brasileiro. 

Bibliografia
BAHIA, Juarez.  Jornal, história e técnica ; São Paulo: Ática, 1990. SODRÉ, Nélson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4. ed. com capitulo inédito. -. Rio de Janeiro: Mauad, 1999 MARTINS, Ana Luiza; DE LUCA, Tania Regina (Org.). História da imprensa no Brasil. 2. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2013 CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Minorias silenciadas: história da censura no Brasil. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado: FAPESP, 2002

Bibliografia Complementar
CARVALHO, José Murilo. História intelectual no Brasil: a retórica como chave da leitura. Rio de Janeiro: Topoi, 1, p 123-152, 2000. MOREL, Marco. As transformações dos espaços públicos. Imprensa, atores políticos e sociabilidades na cidade Imperial (1820-1840). São Paulo: Editora Hucitec, 2005. (Capítulo – Opinião pública) NEVES, Lucia M. Bastos Pereira das. Opinião pública. FERES JÚNIOR, João (Org.). Léxico da história dos conceitos políticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. (p. 181-202) ELIAS, Norbert. Habitus nacional e opinião pública. In: Escritos e ensaios 1 – Estado, processos, opinião pública. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006. (p. 113-127) HABERMANS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 1984. BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa . Brasil 1800-1900. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010. MOREL, Marco. Os primeiros passos da palavra impressa. Em: MARTINS, Ana Luíza e DE LUCA, Tânia Regina. História da imprensa no Brasil . São Paulo: Contexto, 2008. p. 23-43.  PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. A imprensa como uma empresa educativa do século XIX. Caderno de Pesquisa , São Paulo, n.104, p.144-161, jul. 1998. MOREL, Marco e BARROS, Mariana Monteiro de. Palavra, imagem e poder : O surgimento da imprensa no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. NEVES, Lúcia Maria Bastos, MOREL, Marco e FERREIRA, Tania Maria Bessone (Orgs.). História e Imprensa – Representações culturais e práticas de poder. Rio de Janeiro: DP&A / Faperj, 2006 BROCA, Brito. A vida literária no Brasil. 1900. Rio de Janeiro: José Olympio: Academia Brasileira de Letras, 2004. EL FAR, Alessandra. Ao gosto do povo: as edições baratíssimas de finais do século XIX. In: Bragança, Aníbal e Abreu, Márcia. (org) Impresso no Brasil . Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 89. CHARTIER, Roger. A ordem dos livros : leitores, autores e bibliotecas. Brasília: UNB, 1994. DARNTON, Robert e Roche, Daniel (orgs). Revolução Impressa . São Paulo: Edusp, 1996. EL FAR, Alessandra. Páginas de Sensação . Literatura popular e pornográfica no Rio de Janeiro. 1870-1924. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. MORAES, Rubens Borba. Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial . São Paulo, SCCT, 1979. RIZZINI, Carlos. O livro, o jornal e a tipografia no Brasil . São Paulo: Imprensa Oficial do Estado S/Imesp, 1998. Roche, Daniel. O Povo de Paris. Ensaio sobre a cultura popular no século XVIII. São Paulo: EDUSP, 2004
Carregando...