Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática e Pesquisa em Ensino de História Moderna e Contemporânea ( HIS13135 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
1)         Desenvolver prática/pesquisa do ensino-aprendizagem em espaços como: secretarias de educação, sindicatos, "agências educacionais não escolares", comunidades e laboratórios de ensino; 2)         Elaborar e aplicar instrumentos de avaliação diagnóstica, planejamento e desenvolvimento de aulas, elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação de aprendizagem, desenvolvimento, aplicação e avaliação de jogos, CD’s e outros materiais curriculares (didáticos, paradidáticos), planejamento curricular – incluindo planejamento de ensino por projetos, planejamento de ensino – de unidades e aulas;

Ementa
Articulação de conhecimentos teóricos e práticas com vistas à formação do professor da educação básica. Desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem nas habilidades de produção, crítica e transmissão do conhecimento histórico no âmbito da história moderna e contemporânea. Análise e/ou elaboração de materiais didáticos que expressem o ensino-aprendizagem nos temas da história moderna e contemporânea.

Bibliografia
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.).  Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia  . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. ABREU, M.; SOIHET, R. (Org.).  Ensino de História  . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes.  Ensino de História: fundamentos e métodos  . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. BURKE, P.   Testemunha ocular  . Bauru: Edusc, 2004. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R.  Novos domínios da História  . Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G.; SILVA, M. A. de O.  A tradição clássica e o Brasil  . Brasília: Fortium, 2008. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes.  Ensino de História: fundamentos e métodos  . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. FERRO, M.  Cinema e História  . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.   FONSECA, Thais Nivia de Lima E.  História & Ensino de História  . 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. FUNARI, P. P. A.; GARRAFFONI, R. S. História Antiga na sala de aula. In: COLEÇÃO TEXTOS DIDÁTICOS, Campinas, 2004. GARRAFONI, R. S. Contribuições da Epigrafia para o estudo dos gladiadores romanos no início do Principado.  História  , v. 24, n. 1, p. 247‑ 261, 2005. GOUVÊA, Maria de Fátima Sabino (Org.).  História da América: ensino, poder e identidade  . Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004. JULLIER, L.; MARIE, M.  Lendo as imagens do cinema  . São Paulo: Senac, 2009. MAGALHÃES, Marcelo et al. (Orgs.).  Ensino de história: usos do passado, memória e mídia  . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. PINSKY, Jaime (Org.).  O ensino de história e a criação do fato  . São Paulo: Ed. Contexto, 1988. PINSKY, J.  100 textos de História Antiga  . São Paulo: Contexto, 2015. PIRES, F. M. (Org.).  Antigos e modernos  . São Paulo: Alameda, 2009. SILVA, G. V. da; GONÇALVES, A. T. M. Algumas reflexões sobre os conteúdos de História Antiga nos livros didáticos brasileiros.  História e Ensino  , v. 7, p. 123‑ 141, 2001. VANOYE, F.; GOLIOT‑ LÉTÉ, A.  Ensaio sobre a análise fílmica  . Campinas: Papirus, 1994.

Bibliografia Complementar
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.).  Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história  . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. BITTENCOURT, Circe M. F.; IOKOI, Zilda Marcia Gricoli.  Educação na América Latina  . Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1996. CADERNOS CEDES.  A prática do ensino de história  . São Paulo: Cortez, 1984. CARDOSO, C. F.  Sete olhares sobre a Antiguidade  . Brasília: UNB, 1994. CARDOSO, C. F.  Sociedades do antigo oriente próximo  . São Paulo: Ática, 1991. CARDOSO, C. F.  Trabalho compulsório na Antiguidade  . Rio de Janeiro: Graal, 1984 CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; FERNANDA GONZÁLEZ, María (comps.).  Enseñanza de la historia y memoria colectiva  . Buenos Aires: Paidós, 2006. CERRI, Luís Fernando.  Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea  . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. DIAS, Maria de Fátima Sabino.  A Invenção da América na cultura escolar no Brasil  . Campinas: UNICAMP, 1997. Tese de doutorado. EMBLEMAS. Dossiê: Ensino de História. Catalão: UFG - Campus de Catalão; Editora São João, v.2, n.4, 2007. ESTUDOS HISTÓRICOS. Dossiê: Ensino de História e Historiografia. Rio de Janeiro: FGV, n.41, 2008. FERREIRA, R.  Entre o sagrado e o profano: o lugar social do professor  . 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 1999. FERRO, Marc.  A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação  . São Paulo: IBRASA, 1983. FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa.  O livro didático de história no Brasil: a versão fabricada  . São Paulo: Global Ed, 1982. FUNARI, P. P. A.  Arqueologia  . São Paulo: Ática, 1988. FUNARI, P. P. A.  Antiguidade Clássica  . Campinas: UNICAMP, 2003. GATTI JÚNIOR, Décio.  A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990)  . Bauru, SP: Edusc, 2004. GRILLO, J. G. C.; FUNARI, P. P. A.  Arqueologia Clássica  . Curitiba: Prismas, 2015. GUARINELLO, L. N.  História Antiga  . São Paulo: Contexto, 2013. HISTÓRIA & ENSINO: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina: ersidade Estadual de Londrina, v.9, 2003. HISTÓRIA REVISTA. Dossiê: Ensino de História. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, v.14, n.1, 2009. KARNAL, Leandro (Org.).  História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas  . 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005. MALERBA, Jurandir.  A História da América Latina: ensaio de crítica historiográfica  . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. MARFAN, Marilda Almeida. (Org.).  O ensino de História e Geografia no contexto do mercosul  . MEC, SEF, s/d. NAPOLITANO, M.  Como usar a televisão na sala de aula  . São Paulo: Contexto, 2001. NAPOLITANO, M.  História e Música  . Belo Horizonte: Autêntica, 2001. PADRÓS, Enrique Serra et al. (orgs.).  Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar  . Porto Alegre: EST, 2002.   ROCHA, I. E.  1000 sites de História Antiga e Arqueologia  . São Paulo: Arte&Ciência, 1997. ROSENSTONE, Robert.  A história nos filmes, os filmes na história  . Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010. SILVA, Marcos A. da.  História: o prazer em ensino e pesquisa  . São Paulo: Brasiliense, 1995. SILVA, G. V. da; LEITE, L. R.; SILVA, E. C. M. da; NETO, B. M. L.  Cotidiano e sociabilidades no Império Romano  . Vitória: GM, 2015. SOIHET, Rachel; BICALHO, Maria Fernanda Bicalho; GOUVÊA, Maria de Fátima S. (Orgs.).  Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história  . Rio de Janeiro: Mauad, 2005. TEMPO. Dossiê Ensino de História. Rio de Janeiro: Departamento de História da UFF, n.21, 2006.    
Carregando...