Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História do Espírito Santo ( HIS13121 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
  Objetivo geral : Capacitar para uma visão crítica da historiografia do Espírito Santo, que contemple o aprendizado crítico, o conhecimento de fontes, a reformulação de velhos problemas e o interesse por uma prática transdisciplinar com o     uso de novas metodologias na pesquisa e no ensino da história capixaba.   Objetivos Específicos : ·          Analisar a formação histórica do Espírito Santo em seus elementos fundadores; ·          Valorizar as etnias formadoras da sociedade capixaba; ·          Criticar interpretações superadas da história capixaba; ·          Informar sobre acervos de novas fontes e bibliografia recente da história do Espírito Santo; ·          Estimular a pesquisa e o ensino de história do Espírito Santo.

Ementa
A constituição da Capitania do Espírito Santo, seu desenvolvimento econômico, político e cultural; 2. a Companhia de Jesus no Espírito Santo; 3. Índios e negros: o braço escravo na formação econômica do E. Santo; 4. A descoberta do ouro e suas relações com o desenvolvimento da Capitania; 5. O século XIX no E. Santo: questões políticas; a imigração européia e os núcleos coloniais; o período republicano; 6. A evolução política, econômica, social e cultural do século XX no Espírito Santo.

Bibliografia
BITTENCOURT, Gabriel A. M. História Geral e Econômica do Espírito Santo . Do engenho colonial ao complexo fabril-portuário. Vitória: Multiplicidade, 2006.  SILVA, Marta Z. e. Espírito Santo. Estado, interesses e poder . Vitória: SPDC-FCCA, 1995 SIQUEIRA, Maria da Penha S. Industrialização e empobrecimento urbano. O caso da Grande Vitória 1950-1980 . Vitória: Grafitusa, 2010. 

Bibliografia Complementar
BERMAN, Marshall. Introdução: Modernidade ontem, hoje e amanhã. In: ______. Tudo que é sólido desmancha no ar : a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986,  BICALHO, Maria Fernanda. “As câmaras ultramarinas e o governo do Império”, in: FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda & GOUVÊA, Maria de Fátima, O Antigo Regime nos trópicos. A dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.  HARVEY, David. A geografia do poder de classe. In: ______. A produção capitalista do espaço . São Paulo: Annablume, 2005,  QUINTÃO, Leandro do Carmo. Modernização urbana na Belle Époque capixaba: revisitando o Novo Arrabalde. In: RIBEIRO, Luiz Cláudio M.; QUINTÃO, Leandro do Carmo; FOLLADOR, Kellen Jacobsen; FERREIRA, Gilton Luis (orgs.). Modernidade e Modernização no Espírito Santo . Vitória: Edufes, 2015,  ROMEIRO, Adriana. Paulistas e emboabas no coração das minas . Ideias, práticas e imaginário político no século XVIII. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. 
Carregando...