ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
BITTENCOURT, Circe M. F.; IOKOI, Zilda Marcia Gricoli. Educação na América Latina . Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1996.
CADERNOS CEDES. A prática do ensino de história . São Paulo: Cortez, 1984.
CARDOSO, C. F. Sete olhares sobre a Antiguidade . Brasília: UNB, 1994.
CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo oriente próximo . São Paulo: Ática, 1991.
CARDOSO, C. F. Trabalho compulsório na Antiguidade . Rio de Janeiro: Graal, 1984
CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; FERNANDA GONZÁLEZ, María (comps.). Enseñanza de la historia y memoria colectiva . Buenos Aires: Paidós, 2006.
CERRI, Luís Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
DIAS, Maria de Fátima Sabino. A Invenção da América na cultura escolar no Brasil . Campinas: UNICAMP, 1997. Tese de doutorado.
EMBLEMAS. Dossiê: Ensino de História. Catalão: UFG - Campus de Catalão; Editora São João, v.2, n.4, 2007.
ESTUDOS HISTÓRICOS. Dossiê: Ensino de História e Historiografia. Rio de Janeiro: FGV, n.41, 2008.
FERREIRA, R. Entre o sagrado e o profano: o lugar social do professor . 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 1999.
FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação . São Paulo: IBRASA, 1983.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. O livro didático de história no Brasil: a versão fabricada . São Paulo: Global Ed, 1982.
FUNARI, P. P. A. Arqueologia . São Paulo: Ática, 1988.
FUNARI, P. P. A. Antiguidade Clássica . Campinas: UNICAMP, 2003.
GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990) . Bauru, SP: Edusc, 2004.
GRILLO, J. G. C.; FUNARI, P. P. A. Arqueologia Clássica . Curitiba: Prismas, 2015.
GUARINELLO, L. N. História Antiga . São Paulo: Contexto, 2013.
HISTÓRIA & ENSINO: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina: ersidade Estadual de Londrina, v.9, 2003.
HISTÓRIA REVISTA. Dossiê: Ensino de História. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, v.14, n.1, 2009.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas . 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
MALERBA, Jurandir. A História da América Latina: ensaio de crítica historiográfica . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
MARFAN, Marilda Almeida. (Org.). O ensino de História e Geografia no contexto do mercosul . MEC, SEF, s/d.
NAPOLITANO, M. Como usar a televisão na sala de aula . São Paulo: Contexto, 2001.
NAPOLITANO, M. História e Música . Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
PADRÓS, Enrique Serra et al. (orgs.). Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar . Porto Alegre: EST, 2002.
ROCHA, I. E. 1000 sites de História Antiga e Arqueologia . São Paulo: Arte&Ciência, 1997.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história . Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa . São Paulo: Brasiliense, 1995.
SILVA, G. V. da; LEITE, L. R.; SILVA, E. C. M. da; NETO, B. M. L. Cotidiano e sociabilidades no Império Romano . Vitória: GM, 2015.
SOIHET, Rachel; BICALHO, Maria Fernanda Bicalho; GOUVÊA, Maria de Fátima S. (Orgs.). Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história . Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
TEMPO. Dossiê Ensino de História. Rio de Janeiro: Departamento de História da UFF, n.21, 2006.