Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teorias do processo de ensino aprendizagem ( PFOR1032 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Principais teorias de ensino e aprendizagem. O ensino e a mediação pedagógica.A contextualização do ensino. As relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. A aprendizagem em interface com o desenvolvimento cultural.

Ementa
Principais teorias de ensino e aprendizagem. O ensino e a mediação pedagógica. A contextualização do ensino. As relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. A aprendizagem em interface com o desenvolvimento cultural.

Bibliografia
FREIRE, P. . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 13a edição. Petrópolis: Vozes, 2004. MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária (E.P.U.),1999. MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: A Teoria da Aprendizagem Significativa. Porto Alegre - RS,2009. REGO, T. A.. Vygotsky : uma perspectiva histórico-cultural da educação I Teresa Cristina Rego.- Petrópolis, RJ : Vozes, 1995. VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. 4ª Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Bibliografia Complementar
PIAGET, J. Psicologia da inteligência. 21ed.Rio de Janeiro: Zahar, 2013. VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. 7ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. VIGOTSKI, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ed. São Paulo: Ícone, 2006. WALLON, H. A Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007. MONTOYA, A. O. D. Pensamento e linguagem: Vygotsky, Wallon, Chomsky e Piaget [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2021, 156 p.
Carregando...