AZEVEDO, M. C. P. S. de (2004). Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de Aula. In:
CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, 2004.
CARVALHO, A. M. P. de (org). Termodinâmica: um ensino por investigação. 1ª ed. São Paulo: Livraria da
Física, 2014
COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da
Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
COTTA, R. M. M. Métodos Ativos de ensino, Aprendizagem e Avaliação: da teoria à prática. Viçosa: UFV. 2023.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed.
São Paulo: Cortez, 2007.
MAZUR, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso. 2015.
VASCONCELLOS, M. M. M. Aspectos pedagógicos e filosóficos da Metodologia da Problematização, In: Berbel,
N. A. N. (org.). Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Editora UEL, 1999. p. 29-
59