Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Abordagem e Tendências Metodológicas de Ensino ( PFOR1029 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Fomentar a discussão sobre abordagens e tendências metodológicas para o ensino de ciências com o auxílio da literatura básica na área de interesse.

Ementa
Abordagens metodológicas e tendências atuais para o ensino pautadas em abordagens cognitivas, metodologias ativas, história e filosofia da ciência, experimentação no ensino de ciências, enfoque CTSA, espaços não formais de educação e divulgação científica, tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Bibliografia
AZEVEDO, M. C. P. S. de (2004). Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de Aula. In: CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, 2004.     CARVALHO, A. M. P. de (org). Termodinâmica: um ensino por investigação. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014 COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46. COTTA, R. M. M. Métodos Ativos de ensino, Aprendizagem e Avaliação: da teoria à prática. Viçosa: UFV. 2023. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. MAZUR, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso. 2015. VASCONCELLOS, M. M. M. Aspectos pedagógicos e filosóficos da Metodologia da Problematização, In: Berbel, N. A. N. (org.). Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Editora UEL, 1999. p. 29- 59

Bibliografia Complementar
COSTA, F. A. Repensar as TIC na Educação: o professor como agente transformador. Ed. Santillana. 2012. JONASSEN, D. H. Computadores, Ferramentas Cognitivas. Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Editor: Porto Editora. Coleção: Ciências da Educação - Século XXI. 2007. SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. (Org) Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.
Carregando...