Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia da Pesquisa I ( PFOR1028 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Construir conhecimento sobre o pensamento científico, bem como, discutir técnicas de pesquisa para a construção de pesquisa acadêmica.

Ementa
O conhecimento científico. Ensino, Ciência e produção de conhecimento. Aspectos éticos ligados à pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa em Educação. Tipos de pesquisa. Instrumentos de produção de dados. Técnicas de análise de dados. Constituição do projeto de pesquisa. Abordagens qualitativas e quantitativas.

Bibliografia
ABNT. Apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro. 2002, (NBR 10520). ABNT. Apresentação de originais. Rio de Janeiro. 1990 (NBR-12256). ABNT. Apresentação de livros. Rio de Janeiro. 1993 (NBR-6029). ABNT. Referências bibliográficas. Rio de Janeiro. 1989 (NBR-66). ASSOCIAÇÃO Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPED, 2019. BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. 13. ed. S˜ao Paulo: Hucitec, 2009. BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977. BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2008. CARVALHO, M.C.M. Construindo o saber: técnicas de metodologia científica. 2 ed. Campinas: Papirus, 1989. FIORIN, J.L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1988. GASKELL, G.; BAUER, M. W. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. GATTI, B. A. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2005. KAUFMANN, J.C. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2013. KOCHE, J.C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. JOVCHELOVICH S, BAUER M. W. Entrevista Narrativa. In: Bauer M. W, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes; 2002, p. 90-113. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2005. MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. e ampl. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2016. – 264 p. ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio de 2016. CERVO, A. L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica. São Paulo: McGraw Hill do Brasil, 2002. FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. SEVERINO, A. J. A Metodologia do Trabalho Científico. 21 ed., São Paulo: Cortez, 2000. UNIDADE TÉCNICA PLATAFORMA BRASIL. Manual do Pesquisador. Versão 3.8. Disponível em: Acesso em 21/11/2023. 
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