Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Imagem e Memória ( PGCI3004 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Levantar os conceitos básicos relacionados ao estudo da imagem; Conhecer a história da fotografia e do cinema; Conhecer os processos fotográficos; Identificar as políticas voltadas para a preservação do patrimônio audiovisual; Reconhecer a relação da imagem, em especial a fotografia, com o espaço e o tempo na história; Entender a importância do autor na formação da imagem; Conhecer os princípios e fundamentos teóricos e metodológicos para leitura de imagem; Aplicar os conhecimentos adquiridos na área da Ciência da Informação.

Ementa
Análise das questões sobre o espaço e o tempo na história, e a formação das identidades e da memória a partir dos documentos imagéticos. Estudo da multiplicidade de formas de leitura das imagens como importante meio de refletir e proporcionar diálogos entre o passado e o presente. Debate conceitual sobre patrimônio fotográfico e audiovisual. Discussão das ações de preservação, manutenção e intervenção em ambos os casos, assim como das políticas públicas voltadas para a preservação e difusão dos mesmos. Imagem e Ciência da Informação.

Bibliografia
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas I), p. 97 – 115. BURKE, Peter. Testemunha ocular. Bauru, SP: EDUSC, 2004. COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.  DEL VALLE GASTAMINZA, Félix. Manual de documentación fotográfica. Madrid: Editorial Síntesis, 1999. FILIPPI, Patrícia de et al. Como tratar de coleções de fotografias. 2. ed. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial do Estado, 2002. (Projeto como fazer, 4). FREUND, Gisele. La fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gilli, 1999. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.  KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2. ed. rev. São Paulo: Ateliê, 2001. KOSSOY, Boris. Os Tempos da Fotografia. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007. KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3. ed. São Paulo: Ateliê, 2002.  LACERDA, Aline Lopes. A fotografia nos arquivos: a produção de documentos fotográficos da Fundação Rockfeller durante o combate à Febre amarela no Brasil. 2008. 258 f. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. LACERDA, Aline Lopes de. A fotografia nos arquivos: produção e sentido de documentos visuais. História Ciências Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 283-302, mar. 2012. LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1993.  ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009. SALVADOR, A. Ruiz, A. Archivos fotográficos: pautas para su integración en el entorno digital. Granada: UGr, 2006. SILVA, Welder Antônio. Conceito e aplicabilidade do direito à imagem. In: ________. Exceções legais ao direito de acesso à informação: Dimensões contextuais das categorias de informação pessoal nos documentos arquivísticos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2002. (p; 171 – 217). SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Bibliografia Complementar
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul.  Imagem.  Porto Alegre: Bookman, 2009. ASSOULINE, Pierre.  Cartier-Bresson:  o olhar do século. Porto Alegre: LP&M, 2009. AUMONT, Jacques.  A imagem.  16. Campinas (SP): Papirus, 2012. (Série Ofício de Arte e Forma). BARTHES, Roland.  A Câmara Clara : nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BAUER, Martin W.; GASKELL, George.  Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som:  um manual prático. 11. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013. BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas.  A construção social da realidade:  tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985. BOADAS, J; CASELLAS, L-E, L-E; SUQUET, M. A.  Manual para la gestión de fondos y colecciones fotográficas . Girona: Biblioteca de la Imagen; CCG Ediciones - Ajuntament de Girona (CRDI), 2001. 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Altera os arts. 5º , 68, 97, 98, 99 e 100, acrescenta arts. 98-A, 98-B, 98-C, 99-A, 99-B, 100-A, 100-B e 109-A e revoga o art. 94 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências. BRASIL. Lei 12527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. BURGIN, Victor. Olhando Fotografia. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília.  Escritos de artistas:  anos 60/70. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 389 – 400. 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